Nelson Leirner em filme e exposição

Colocar a cara do Mickey na Monalisa e outros mitos históricos, enviar um porco empalhado para uma exposição em Brasília, fazer um barco só com notas de R$ 1, colocar padres, santos e budas numa partida de futebol. Essas são algumas das intervenções do artista brasileiro Nelson Leiner. A exposição “2011-1961″ e o filme “Assim é se lhe parece” estão em cartaz em São Paulo, em comemoração aos seus 50 anos de irreverência.

Filho de uma escultora e de um ex-diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Nelson tinha tudo para ser artista. Além de seus pais, vem de uma família formada por críticos de arte e desenhistas. Nascido em 1932, viveu de 1947 a 52 nos EUA, nos anos seguintes estudou artes plásticas e em 1961 volta ao Brasil para sua primeira exposição individual.

Em 66 funda o Grupo Rex, conhecido pela irreverência e bom humor – duas das principais marcas do trabalho de Leiner. É um dos que mais sabe usar o conceito da arte para instigar o pensamento e a reflexão. Sua idéia central é popularizar o objeto de arte e introduzir a participação do público. Uma das características de Nelson são as críticas irônicas ao sistema de arte. O que tem feito até hoje.

A mostra “Nelson Leiner 2011-1961=50 anos” está em cartaz na Galeria de arte do Sesi e faz uma retrospectiva de alguns de seus principais trabalhos como a obra “Futebol” de 2001 e a “Rebelião dos animais” de 1973 que contém uma série de desenhos em grafite.

Nelson Leirner – “Futebol” (2001)

Além da mostra, está também em cartaz nos cinemas o filme “Assim é se lhe parece” da diretora Carla Gallo. Nelson é paulista mas adotou o Rio como cidade para viver desde 1967. O documentário mostra o seu cotidiano e como faz e fez para criar algumas de suas obras. Seu bom humor rende alguns dos melhores momentos do filme. Confira o trailer:

SERVIÇO
Nelson Leirner 2011-1961=50 anos
Galeria de Arte do Sesi – até 6/11
Avenida Paulista, 1313
seg a sex – das 11 às 20h
ter a sab – das 10 às 20h
Entrada Gratuita

Com informações Wikipedia
About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s