2ª edição da RioComicon

De 20 a 23 de outubro, o Rio de Janeiro volta a ser a capital nacional dos quadrinhos. A Estação da Leopoldina vai sediar, mais uma vez, a Rio Comicon, organizada pela Casa 21, em parceria, pela primeira vez, com o estúdio Retina 78. O evento vai reunir  30 convidados e 4 exposições.

Entre as novidades da edição, haverá um maior destaque para o mangá e os super-herois. “Em 2010, tivemos uma programação mais centrada em quadrinhos autorais, com a vinda de grandes nomes individuais como Milo Manara, Kevin O’ Neill, Melinda Gebbie”, lembra Roberto Ribeiro, diretor da Casa 21. “Sentimos que era a hora de contemplar também essas duas vertentes
tão importantes dos quadrinhos”, explica.

Sendo assim, a Rio Comicon 2011 vai abrigar uma mostra com os trabalhos do estúdio japonês CLAMP – composto por mulheres conhecidas como as rainhas do mangá – além de uma homenagem aos 75 anos da DC Comics, baseada no livro “75 Years Of DC Comics: The Art Of Modern Mythmaking”, que levou Prêmio Eisner como melhor livro sobre quadrinhos. Ainda entre as exposições, trabalhos originais de Will Eisner e Guido Crepax – e sua inesquecível Valentina – também vão ocupar grande espaço na programação, com eventos que misturam artes plásticas, moda e até design de móveis.

CONVIDADOS

Na lista de convidados estão presentes 30 nomes, divididos meio a meio entre artistas brasileiros e estrangeiros. Entre os internacionais, já confirmaram presença: o argentino da série Macanudo, Liniers; o norte-americano Peter Kuper, conhecido por suas transposições de obras de Franz Kafka para HQ´s – atualmente ele desenha a famosa série de espiões da revista MAD, “Spy Vs. Spy”; a alemã Ulli Lust, autora de reportagens em quadrinhos e da premiada HQ sobre sua juventude, “Hoje é o Último Dia do Resto da Sua Vida”; e o francês Lewis Trondheim, um dos fundadores da cooperativa francesa de quadrinhos “L’Association”.
Estão previstos, ainda, como na primeira edição, mostra de filmes e documentários, oficinas, sessões de lançamento de livros e quadrinhos, desfile de cosplay e a “Plataforma dos Desenhistas”, onde os artistas vão desenhar e autografar para os fãs.

Maiores informações no site oficial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s