O original e o cover #1

Covers existem, acima de tudo, para fazer uma reverência ao artista criador de uma música. Entre regravações, novos arranjos e até bandas inteiras recriadas para homenagear um ídolo nem tudo dá muito certo. Se bem também que há casos em que o cover sai bem melhor que o original. Inaugurando a nova série do NO220!, “Bigmouth strikes again” do Smiths.

Há bandas no universo do rock que simplesmente marcaram de tal forma a história do ritmo que não é possível tirá-las do posto de ícones. Marcos de uma geração, o Smiths é uma dessas que, passe o tempo que passar, vão ser fundamentais na formação de todo rockeiro que se preze. Apesar de drogas e problemas internos serem os estopins dos conflitos e a derradeira dissolução do grupo, é pela sua produção artística que são lembrados – na banda ou individualmente.

Politizados até as entranhas, os ingleses lançaram o clássico “The Queen is dead” em 1986. O terceiro álbum trazia alguns dos maiores hits deles, incluindo “Bigmouth strikes again”. Ela foi escrita depois que a imprensa inglesa criticou um comentário que o vocalista Morrissey fez lamentando que a então primeira ministra britanica, Margaret Thatcher, teria escapado ilesa de um atentado a bomba.

ORIGINAL X COVER

Justo a banda que revolucionou o rock dos anos 80 fugindo dos sintetizadores e eletrônicos, ganhou uma versão de uma das bandas que adoraram reviver esse tempo new wave. O Placebo formado em 1994 na Inglaterra por um belga, um sueco e um californiano não usou nenhum recurso inventivo nesse caso e deu uma versão honesta para o clássico do Smiths. Apesar de bom, o vocal Brian Molko parece sempre cantar a mesma música.  O cara não muda por nenhum decreto a sua linha vocal, por isso o ponto vai para o irretocável original. Rimou!

Confira as duas:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s