Reportagem em quadrinhos no “Inside the favelas”

O jornalista gaúcho Augusto Paim e o cartunista Maumau produzem a série “Inside the favelas”. O trabalho se baseia em histórias reais a respeito da vida dos moradores e da pacificação das favelas cariocas, colhidas e vividas em julho e agosto deste ano pelos dois nas expedições aos morros do Rio de Janeiro.


Usar os quadrinhos como plataforma para reportagem não é exatamente uma novidade. Joe Sacco faz isso muito bem e uma das maiores referências do estilo.
Mas foi usando as técnicas do jornalista Truman Capote que Augusto Paim resolveu criar a série e contar fatos reais através das reportagens em cartoon.

Numa entrevista ao site Comunique-se, ele revela maiores informações do projeto. Segundo ele, a forma como o Rio de Janeiro é retratado nos quadrinhos é mais realista. “Mostramos que o dia-a-dia das favelas cariocas é muito mais próximo do Tropa de Elite 1 e 2 (filmes dirigidos pelo cineasta brasileiro José Padilha) do que da polícia como ‘salvadora’, como é mostrado na TV. Para mim foi uma experiência grande, falei com muita gente, fui em lugares pacificados e também em lugares não pacificados. Acho que o choque maior foi para o meu amigo (o cartunista Maumau), que estreou nesse tipo de produção.”

Dois episódios da série estão no ar no site Cartoon Movement.
Confira o primeiro intitulado “Inside the favelas” e o segundo “Inside the Maré”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s