Playlist da semana #4 – SWU2011

Véspera de feriado, SWU rolando em Paulínia e o melhor line up ficou pro último dia. A seleção da playlist de hoje, por ordem de apresentação na escalação oficial do festival, será com as bandas do dia rock, ou melhor, as que realmente vale a pena assistir na edição 2011 do Starts With You. Bora?

Alternadas nos palcos Energia e Consciência, a tarde rock começa assim:

Raimundos
Longe de ser o que foi nos anos 90, os Raimundos per(in)sistem e vivem de antigos sucessos e à sombra de uma impossível volta do antigo vocalista Rodolfo. Imposssível porque ninguém imagina um pastor cantando sobre trepadas e putarias, não é? E seu atual estilo de vida não combina mais com a temática. Apesar de o baixista Canisso e o vocal e guitarrista Digão, únicos da formação original ou mais clássica deles, segurarem a onda, estão distantes mesmo de emplacar algum som que vale destacar. Esse vídeo é do DVD gravado no ano passado com a formação nova e música velha.

Duff McKagan’s Loaded
Apesar de anunciada como novidade, a banda do ex-baixista do Guns n´Roses Duff McKagan foi formada em 1999 e tem cinco discos lançados. O mais recente, The Taking, foi lançado este ano. A banda que tinha dado uma parada enquanto Duff tocou com o Velvet Revolver, retornou em 2008 com novos integrantes. Mas já teve Dez Cadena como guitarrista. Apesar de o vocal não ser o forte, promete uma boa session de rock. “Flatline” é do disco “Sick” de 2009.

Black Rebel Motorcycle Club
Entusiastas de bandas de rock alternativo como Strokes, Kaiser Chiefs, Arcade Fire e similares, sempre procuram pela melhor novidade das bandas do estilo. E o trio americano é considerado um desses super grupos a entrar para a seleta listinha. Diferente dos ingleses, as influências do BRMC vão The Doors, Iggy Pop à My Blood Valentine e Jesus and Mary Chain. E não vem nenhum problema em ser considerados anti-pop. Mas bem gostaram da repercussão dos fãs brasileiros depois do anúncio de integrar o line up do SWU. A banda tem EP´s e seis discos de estúdio lançados. O último, “Beat The Devil’s Tattoo”, é de 2010.

Down
Para muitos o festival começa a partir de então e dá início às principais atrações da noite. Down é uma das grandes bandas do metal atual, liderada pelo eterno vocalista do Pantera, Phil Anselmo. O sexteto de New Orleans tem três discos de estúdio lançados e um prometido para o ano que vem. Mais voltado para o stoner no som, a voz alternada em rasgada e melódica de Anselmo continua poderosa. O show promete ser um dos melhores deste dia e com expectativa de coverzinhos do Pantera. Quem sabe…

– 311
A banda, apesar de não muito mega conhecida por aqui, existe de 1988 e tem uma extensa discografia. Seu rock pop misturado com reggae e dub parece um tanto intruso entre Down e as seguintes, mas enfim…Talvez agrade os menos radicais e inquiete os fãs de Sonic Youth e Primus que virão na sequência. O quinteto americano é gigante lá pras bandas gringas, tem até Greatest Hits, quatro DVD´s e atualmente divulgam seu décimo disco da carreira, “Universal Pulse”, lançado este ano e produzido pelo cara que estragou a discografia do Metallica: Mr. Bob Rock. “Wild nights” é uma das faixas desse disco.

Sonic Youth
Well, well, well. Agora sim começa a ficar bem interessante. Não é a primeira vez que o Sonic Youth aporta por aqui.  Mas dessa vez a banda que já não é tão youth assim desembarca no Brasil com um dos casais símbolo do rock alternativo ( a baixista e guitarrista Kim Gordon e o vocal e guitarrista Thurston Moore) recentemente divorciados. Não se sabe ainda se esse fato atrapalhará o futuro da banda,  certo é que tem tudo para ser um dos shows mais explosivos do festival. Para quem não viu ou quer rever clássicos como “Superstar”, “100%” e “Bull in the healther” será um prato cheio. Eu espero ansiosa por essa do vídeo. Eh, anos 90…

Primus
Colega, se você nunca ouviu Primus e não tem noção do que Les Claypool é capaz de fazer com um baixo, você não sabe o que é vida. Esse vídeo abaixo te dará uma idéia. Primus é uma das bandas mais antigas desse line up e uma das mais aguardadas da noite. Anunciada como uma das primeiras atrações já causou alvoroço nos fãs mais antigos do bom rock alternativo que curtiram a fase mais produtiva da banda nos anos 90. O power trio formado também por Larry Lalonde e Tim Alexander certamente chacoalhará muitas mentes com seu som desconstruído, poderoso e recheado de virtuoses. Além de sons mais antigos, certamente estarão no set faixas de seu décimo álbum de estúdio. “Green Naugahyde é de 2011 e tem sido considerados mais uma das jóias raras da banda. Tiveram Infectus Groove ano passado? Chupa! Esse ano temos Primus!

Megadeth
Pô, o que mais falar de Megadeth? A banda já tem 26 anos de estrada, passou por várias formações, crises e recentes problemas de saúde do vocal e guitarrista Dave Mustaine. É um dos quatro grandes do metal mundial. Por falar nisso, do big four, três deles passaram pelo Brasil este ano. É uma das minhas preferidas e ver Metallica e eles em menos de três meses, realmente, é um privilégio. A banda retorna ao Brasil depois de ter tocado em várias capitais no ano passado. Desta vez, divulgam seu mais recente e recém lançado trabalho. “TH1RT3EN” é o décimo terceiro disco de estúdio e marca o retorno do baixista Dave Ellefson à banda. O disco tem sido bastante elogiado e a música desse clipe abaixo, um dos primeiros singles deste álbum, demonstra o porquê. A mais pesada do dia fará a alegria de metaleiros alucinados que cantarão os grandes hits que com justiça justificam o sucesso da banda.

– Stone Temple Pilots
Taí outra que mesmo com disco lançado recente vive de antigos sucessos. O STP existe desde a metade dos anos 80, mas foi nos 90 que viveu seu auge. De 92 a 99 foram sete anos de altos e baixos divididos entre grandes hits como “Creep” e “Plush” absolutamente bombadas em todas as paradas, um acústico MTV e com os abusos de drogas de seu vocalista Scott Weiland. Vários cancelamentos de shows e tours inteiras foram algumas das consequências. Prisões, homossexualismo e degradação física também acompanharam a decadência do vocalista. Já não tão belo e com a voz um tanto prejudicada pelo uso de drogas e álcool liderou o Velvet Revolver e retornou ao STP em 2008. Passaram por São Paulo e Rio no ano passado divulgando seu bem sucedido disco homônimo também lançado em 2010. Os hits? Se é o que embala, esperamos por eles!

Alice In Chains
O início da madrugada do feriado do dia 15 de novembro nos brindará com uma das bandas símbolo do grunge. Já há quase 10 anos liderada pelo guitarrista e vocalista Jerry Cantrell, o Alice in Chains, depois do hiato de quatro anos após a morte do vocalista Layne Staley, retornou em  2005 e lançou um álbum em 2009 – o quarto de estúdio e o último até então. Segue atualmente tocando em festivais e em tours com vários grandes nomes como Mastodon, Lamb of God, Korn e Slipknot. O set será muito provavelmente baseado nos discos “Facelit” e “Dirt”, ambos lançados no início dos anos 90, auge do grunge e do sucesso da banda.

– Faith No More
É, o encerramento… para os sobreviventes da maratona ou para quem poupar energia para ver, o Fenemê não só (espera-se, lindamente) fecha o dia como o festival. Esperta, a organização deixou para uma atração rock cumprir esse honroso papel. Quem, depois da passagem do furacão Mike Patton e sua trupe, vai lembrar de Snopp Dog, Kayne West e Black eyed peas também tocaram por lá? A banda que deu um tempo e retornou aos palcos em 2009, passou por São Paulo na segunda edição do Maquinaria Festival e deixou fãs brasileiros aguados ao tocar aqui do lado, no Chile, em 2010. Pra compensar, esse ano Mike participou do Rock in Rio com o macarrônico Mondo Cane e se apresenta no SWU animado com o bom resultado do retorno da banda e na expectativa de um novo álbum de inéditas para breve. Vai ser pra passar a régua, pular, curtir hits e cantar até ficar sem voz. Quem estiver presente, será feliz testemunha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s