O original e o cover #4

Enquanto muita adulta de hoje sequer existia, Patti Smith já era ícone do punk e uma das mulheres símbolo do verdadeiro rock. Além do feminismo e da poesia, Patti tem um legado de inúmeros hits. Um deles foi regravado pelo U2 e é o som do “O original e o cover” de hoje.

O ORIGINAL
Apesar de não produzir material inédito desde 2007,  seja no ativismo político ou produzindo música, Patti segue na ativa depois de amargar depressão, ostracismo e um hiato de quase 10 anos sem pisar num palco. Se na vida nem tudo foi flores pra ela, na música há muito o que celebrar. “Dancing Barefoot” faz parte do segundo álbum gravado já com o Patti Smith Group em 1979. “Waves” é um marco daquele movimento chamado punk que vinha no final da década de 70 varrendo o mundo com a sua potência. A história da música é bem interessante. A bonita que dança descalça é Jeanne Hébuterne, amante musa do artista italiano Amedeo Modigliani. Um romance tórrido que aconteceu lá pelos anos 20 e inspirou obras do tresloucado, drogado e bêbado Amadeo.

O COVER
Além de muitas outras feitas por The Mission e Pearl Jam, a versão cover mais legal foi a do U2 gravada em 1989. A música veio como extra no disco “When love comes to town” e na compilação Best of 1980-1990. Ficou famosa também por ser, na versão U2, ser parte da trilha do filme “Três formas de amar” lançado em 1994.

Confira então as duas boas versões desse som música. Primeiro na original, depois a cover.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s