O original e o cover #6

Ramones é uma das bandas mais coverizadas do universo e mesmo não estando mais em atividade, não pára de surpreender. Um dos vídeos mais replicados no segundo semestre deste ano e que deixou marmanjos encantados foi o das crianças da The Sullivan School cantando “Judy is a punk”. Punk rockers do futuro no O original e o cover de hoje.

O ORIGINAL

Os anos que antecederam a explosão do movimento no mundo em 77 foram a base para o que viria a ser conhecido como punk a partir de então. Um movimento que convocava jovens a fazer suas próprias regras, seu próprio som e ocupar seu tempo em dias de recessão e violência nas ruas, virou um estilo de vida. Mesmo tendo origem britânica e seus primeiros destaques na terra da rainha, foi migrando para os EUA que o estilo tomou proporções mundiais. E os Ramones com seu punk bubble gum, didático e às vezes até um pouco infantil viraram símbolo deste movimento. Ainda hoje são sinônimo de punk quando alguém fala sobre. Quer saber o que é punk, ouça Ramones, dizem. Mas as letras, apesar de animadinhas, não tinham nada de felizes. Retratavam preconceito, solidão, falta de perspectiva, violência, prostituição, traição e todo tipo de injúria humana. O auto intitulado disco de estréia foi lançado em 76  e traz alguns dos maiores hits da carreira da banda. Só para ter uma idéia, a  música que abre o disco é “Blitskrieg Bop”. “Judy is a punk” é a terceira faixa e uma das muitas escritas pelo vocalista Joey Ramone. A letra ficcional fala de dois jovens deliquentes nas ruas de Berlim e São Francisco, duas das cidades mais violentas da época.  Mais realista do que filosófica, a (possível) morte de ambos no fim da música traça um paralelo de que mesmo em lugares diferentes jovens tem problemas muito parecidos. Com 1 minuto e 32 segundos de duração, a música é uma das mais curtas da discografia da banda.

O COVER

Em vez de um artista consagrado, um dos vídeos de cover que merece todo destaque é o das criancinhas coreanas cantando “Judy is a punk”. O professor Peter Strutt quis ir além do entreter com música crianças no jardim de infância e colocou os baixinhos para cantar clássicos do rock.  David Bowie e  Janis Joplin são outros artistas interpretados por eles. A idéia de divulgar o vídeo para os amigos ganhou o mundo como viral e se transformou no momentos mais ounnn da internet. Virou notícia em vários sites de música na rede e não à toa, já ultrapassa os 200 mil views no Youtube.

Outros dos vídeos podem ser vistos no canal do professor no Youtube. Em momentos que pessoas renovam suas esperanças, me despeço com fofice. Até semana que vem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s