Playlist da semana #10 – Occupy

Feliz Ano Novo! 2012 começa com muitas listas de novas resoluções, mas algo que muitas mentes inquietas querem herdar e renovar para o novo ano é o poder de se indignar. 2011 foi o ano dos protestos e por isso a Playlist #10 traz bandas e artistas que, mais que falastronas, foram para as ruas e marcaram presença nos #Occupy pelo mundo. Ressaca nada! Indigne-se!

>> NOFX
Os californianos que já lutaram contra as grandes gravadoras, a banalização do punk e todo tipo de moralismo religioso típico dos estadounidenses, foram também os idealizadores das coletâneas “Rock against Bush” em 2004, que lutava contra a reeleição, o plano de governo, as guerras e todas as trapalhadas do Bush filho. A banda esteve no final de novembro agitando os protestos do Occupy LA. Além de sons próprios como “Perfect government”, fizeram um som novo, rimado e não oficial, mas engraçado como sempre, para a ocupação local.

>>ANTI-FLAG
Essa é realmente uma das politizadas punks da atualidade. Desde 88 fazem letras de protesto e estão envolvidos em vários movimentos contra a violência dos animais, direitos humanos e uma política mais igualitária. Por isso, não poderiam deixar de marcar presença no movimento mundial. Quando o famoso Occupy Wall Street já tinha quase 30 dias ininterruptos de existência, a dupla de vocais Justin Sane e Chris#2 passaram por lá e tocaram alguns dos conhecidos sons da banda.

>>TOM MORELLO
Esse é outro cara que bota mesmo a cara e a mão na massa. Além das letras de protesto do Rage Against the Machine, Tom mantém a ONG Axis of Justice com o Serj Tankian, vocal do System of a Down denunciando nepotismo, xenofobia, crimes raciais, de guerra e todo tipo de violência. Com seu projeto solo, também conhecido como The Nightwatchman, de violão e gaita, Tom esteve na noite de 30 de novembro no Occupy LA e registrou tudo em vídeo.

>>RISE AGAINST
Outra ativista até a alma é o Rise Against. A banda que promove o PETA e outros movimentos anti-discriminação como o It gets better, não pode estar pessoalmente nas manisfestações por causa da extensa tour de divulgação de seu mais recente disco, “Endgame”. No início de novembro tocaram em Nottingham na Inglaterra e de lá o vocalista Tim McIlrath deu seu apoio ao movimento local. A banda também foi trilha sonora de alguns vídeos de ocupação como esse em Jacksonville, cidade da Flórida (EUA).

>> JELLO BIAFRA
Para o ex-vocalista do Dead Kennedys, uma das bandas mais politizadas do punk americano, o movimento Occupy foi um prato cheio para exercitar seu ativismo e os discursos que gosta tanto (e sabiamente) de promover. Depois do Occupy São Francisco, Jello marcou presença no Occupy Melbourne na Austrália. Estão registrados somente os seus discursos, divididos em três grandes partes. Um clipe com a música “I am the owl”, gravada em 82 e parte do segundo álbum do Dead Kennedys, “Plastic Surgery Disasters”, mostra alguns momentos do movimento Occupy por lá.

>>OCCUPY RADIO
Outros artistas que não da vertente rock, punk, hardcore também aderiram ao movimento e participaram de eventos para arrecadar fundos para as manifestações. O Occupy London teve a participação do vocal do Radiohead Tom Yorke atacando de DJ. Já o Massive Attack fez uma mixtape de 50 minutos reunindo sons próprios e de outros artistas como The Clash, Miles Davis e outros. A coletânea de sons ficou conhecida como Occupy Radio e está disponível em streaming.

Faltou alguém? Me mande sugestões! Faça igual ao Occupy, crie sua própria playlist da indignação. Se mexe! Vai agir e bom início de ano!

Crédito foto: site O esquema

Anúncios

2 pensamentos sobre “Playlist da semana #10 – Occupy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s