Rally Dakar 2012: primeira semana

A 33ª edição na história do Rally Dakar chegou ao sexto dia consecutivo de competição. A etapa desta sexta-feira foi cancelada devido a neve e chuva na região da Cordilheira dos Andes. O trecho atual entre as cidades de Chilecito (Argentina) e Copiapó (Chile) será feito em deslocamento.

Marc Coma vencedor da quarta etapa

Contabilizando abandonos, longas etapas e a morte do piloto argentino Jorge Martínez Boero no primeiro dia de prova, o Rally Dakar que acontece pelo quarto ano consecutivo na América do Sul tem no momento europeus liderando o quadro geral de motos, caminhões e carros. Somente nos quadris é que o argentino Maffei domina o ranking atual.

O veterano piloto brasileiro André Azevedo está na competição de caminhões e comentou no site Webventure  sobre a 5ª etapa. Esta atravessou o trecho entre as cidades argentinas Chilecito e Fiambalá e no trajeto, além do desafio de atravessar gigantescas dunas brancas, o calor fez o combustível evaporar. Vencedor de cinco edições do Rally dos Sertões, André se surpreendeu com este efeito nos combustíveis que atingiu tanto os competidores como os carros de suporte de abastecimento.

“Com o calor, acontece o tal vapor lock, que é a vaporização do combustível antes de ele chegar à câmara de combustão do motor, coisa que nunca havia acontecido na África. Isso prejudica demais o desempenho, nos impossibilitando de subir as dunas, pois os motores ficam com menos potência”, explica André, que também diz que o começo da especial é ao lado da Cordilheira dos Andes e que as areias ficam mais próximas de Fiambalá. “Essas dunas brancas são terríveis, também para a navegação”.

Veja abaixo o resumo do quinto dia e mais vídeos , fotos e notícias em cobertura especial do Webventure .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s