Playlist da semana #11 – Na praia

Começo de ano, verão e para os sortudos, férias é sinônimo de praia. Nossos roqueiros do coração também gostam de molhar as canelas, pular e pegar umas ondas. Por isso, a playlist da semana é ensolarada, com videoclipes clássicos na praia pra curtir com um som responsa, mais ou menos cronológico e nada poluído de hits de ocasião.

>>Beach boys
Já que a foto deles abre a playlist nada como começar com um verdadeiro clássico. Os Beach boys já tem 50 anos de banda, voltaram no fim de 2011 e além da tour comemorativa com os membros originais prevista para este ano, há rumores de lançamento de material inédito. O auge foi na metade dos anos 60, consolidado em 66 com o álbum “Pet sounds”. Juntos, o surf esporte ganhou força e a surf music foi consagrada como ritmo – que na década de 50 havia sido criada e segue imortalizada por Dick Dale. “Surfin´USA” é o hit do segundo homônimo disco da banda, lançado em 63. A música até hoje faz parte dos top 500 “singles que moldaram a história do rock”.

>>Ratt
Um dos expoentes do glam rock também vem da famosa Califa. O Ratt foi formado em 78 e conseguiu muito sucesso com os três primeiros discos lançados ao longo dos anos 80. A banda parou em 92, retornou em 97 e continua na ativa desde então – enfrentando mudanças de formação e a morte do guitarrista Robbin Crosby por overdose de heroína em 2002. O single “Nobody rides for free” faz parte da coletânea “Ratt & Roll 81-91” lançada em 91. No mesmo ano fez parte da trilha do filme “Point break”, traduzido aqui como “Caçadores de emoção”.  Estrelado por Patrick Swayse e Kenue Reeves, o filme conta a história de um agente do FBI que se infiltra numa gangue de surfistas para descobrir alguns crimes praticados advinha onde? Califórnia!

>>Ultraje a rigor
Enquanto os pólos musicais eram Rio de Janeiro e São Paulo, o Ultraje, uma instituição do rock paulistano surgida naquele prolífero anos 80, acirrava com ironia típica a rixa entre paulistas e cariocas com a faixa título do disco “Nós vamos invadir sua praia”. Lançado em 85, o álbum virou disco de platina e a música tá na boca do povo desde então. É verdadeiro hino dos farofeiros e continua boa demais!

>>Ugly Kid Joe
Vixi, lembra dessa? Pois é… tocou até enjoar. O hit sarcástico “Everything about you” saiu em 1991 no primeiro disco “As ugly as they wanna be”. Entrou imediatamente para o top 3 de melhores lançamentos daquele ano. Embalados por esse sucesso tocaram no Hollywood Rock de 94 no Rio de Janeiro – na mesma noite do Sepultura e Robert Plant. Mesmo sem lançar nada inédito desde 1996 a banda continua na ativa, marcada pelo som que odiava tudo, inclusive você.

>>Pearl Jam
“Oceans” é uma das faixas do “Ten”, o bombadíssimo álbum de estréia da banda, lançado em 1991. O vídeo foi dirigido por Josh Taft, que anteriormente havia dirigido os clipes de “Alive” e “Even Flow”. Filmado no Havaí em setembro de 1992, é em preto e branco, apresenta cenas de amigos e  membros da banda curtindo, Vedder surfando e Stone Gossard dirigindo. Clássico!

>>Sublime
Embora “Badfish” tenha sido lançada em 92 no debut album “40 Oz the Freedom”, o videoclipe só saiu em 97 – um dos muitos que a banda fez com imagens de arquivo. Bradley Nowell devia presentir que ia sair de cena em 96 já que a banda produziu intensamente até bem antes de sua morte por overdose.  Poderia ser gigante se não fosse a fatalidade. Seguem fazendo shows com outro vocalista, mas sem o devido reconhecimento que mereciam.

>>Charlie Brown Jr.
Falou em praia, surf e skate logo vem na mente Chorão e Charlie Brown Jr. “Preço Curto… Prazo Longo” saiu em 1999 e trazia nada menos que 25 sons, um deles, “Zóio de Lula”. Em tempos de sol queimando moringa, não só os santistas, mas qualquer mortal bem queria ter um escritório na praia e viver de brisa.

>>Blink 182
O trio já tinha a carreira consolidada quando o terceiro disco, “Enema of the state” foi lançado em 99. “All the small things” é um dos maiores hits deles, muito mais conhecido pelo videoclipe. Depois de uma década bombardeada pelas boys bands nos anos 90, a banda resolveu tirar um sarro. Dirigido por Marcos Siega, o video faz parodia de vários videoclipes de pop produzidos pelos mais diversos artistas, incluindo os Backstreet Boys, NSYNC, 98 Degrees, Sugar Ray, Britney Spears, Westlife, Christina Aguilera e os próprios integrantes do Blink.

>>P.O.D
Essa é praticamente um hit obrigatório de verão desde o início dos anos 2000. Apesar de batidas de carro e os antigos dreads do vocalista Sonny Sandoval serem os destaques, no videoclipe de “Alive” rola além do skate um surf que muito provavelmente foi gravado em algum pico da Califórnia, onde a banda surgiu e reside. O single está no disco “Satellite” lançado em 2001.

>> O surto
É.. o verão de 2001 foi duro de passar. Apesar da empolgação pelo Rock in Rio tocava na rádio daqui uma tal de “A cera” da banda O Surto. “Me pirou o cabeção” virou sobrenome da música, mas o verso “o piercing dela refletia a luz do Sol” é ainda um clássico das letras sem pé nem cabeça. Para quem não sabe, a banda de Fortaleza persiste, tem mais dez anos de estrada e quatro álbuns lançados – o último saiu em 2008.

>>U2
Já neste século, o U2 lançou sua coletânea Best of em 2002. “Electrical Storm” é o único single lançado na coletânea The Best of 1990-2000, uma das duas canções inéditas gravadas para o álbum (a outra é “The Hands That Built America”). O vídeo apresenta em destaque o baterista Larry Mullen Jr. fazendo par romântico com a atriz Samantha Morton. A música retrata dois amantes que lutam contra a tensão entre eles; por isso a referência a uma “tempestade elétrica”, tendeu?

>>Red Hot Chilli Peppers
O Red Hot até tem outros videoclipes de, sobre e na praia como o “Desecration smile”. Mas “The adventures of Rain dance Maggie” tem uma história boa. O som foi o primeiro single do novo disco deles, “I´m with you”, lançado no ano passado. Califórnia é a casa dos caras e nada como aproveitar o sol, subir na laje, fazer um som e gravar um videoclipe. A convocação foi via Twitter e a galera se aglomorou em frente a um prédio na orla da famosa Venice Beach para curtir a gravação. Além da multidão, ficou marcado pelo inseparável boné do OFF que o Kiedis não tira mais da cabeça.

>>Rammstein
“Mein Land” nem bem saiu em disco, mas já é um marco na carreira dos alemães do Rammstein. O videoclipe foi lançado no cabilístico 11/11/11. No maior estilo sessentista de beach boys from Hawaii , com sarcasmo e ula-ula, “Mein Land” é o primeiro single da coletânea “MADE IN GERMANY 1995-2011” lançada em dezembro de 2011.

Ah, faltou coisa demais. Aguarda aí, vai ter segunda edição. Até semana que vem!

*Textos U2 e Blink com informações da Wikipedia.

Anúncios

Um pensamento sobre “Playlist da semana #11 – Na praia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s