O original e o cover #9

Nem faz tanto tempo, mas não custa relembrar. No ano passado o As I lay dying comemorou seus dez anos de banda. Para tornar 2011 ainda mais especial, os americanos lançaram em novembro “Decas”, uma compilação que tem regravações, músicas inéditas, reedições e covers. Um deles, “Electric eye” do Judas Priest – o hit de hoje na série “O original e o cover”.

O ORIGINAL
Poucas bandas e artistas podem dizer que teve e tem sucesso em praticamente tudo que lança e faz. Desde o primeiro disco, o clássico “Rocka Rolla” lançado em 74, mesmo o curto período sem Rob Halford liderando os vocais, músicas, vídeos e shows foram um estrondoso sucesso na carreira dos ingleses do Judas Priest. Ícone do metal que influenciou Saxon, Metallica, Slayer e Machine Head, não é de se admirar que, mesmo anunciando em 2011 o fim das tours mundiais, continue sendo referência para grupos mais jovens como o As I lay dying e tantos outros novos nomes do estilo. “Electric Eye” é o nome do terceiro single do também clássico álbum “Screaming for Vengeance”, lançado em 1982. A faixa é baseada no livro “1984” de George Orwell. É deste livro de 1949 que, entre outros, foi tirado o termo “Big brother”.

O COVER
Um dos mais conhecidos ícones do dito metalcore, o As I lay dying chegou com méritos a uma década de estrada.  Não foi surpresa então que seu disco comemorativo obtivesse tão bom retorno. “Decas” foi lançado no início de novembro de 2011 pela Metal Blade Records. Além das músicas selecionadas a dedo,  o disco contou com participações especiais como Benjamin Weinman (The Dillinger Escape Plan) e  Kelly “Carnage” Cairns (Austrian Death Machine, War Of Ages). Dizem que só uma banda tão respeitada como eles teria o cacife de encarar fazer covers de clássicos como  Slayer (“War ensemble”) e Descendents (“Coffee mug”). De fato, a que rendeu mais comentários pelo bom desempenho foi mesmo “Electric eye”. Confira, então, se é que você AINDA não viu, Judas em versão metalcore.

É isso ai! Na próxima semana, o número 10 desta série e mais comparativos entre versões originais e covers. Até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s