O original e o cover #13

Todo aniversário da cidade de São Paulo há aquelas eleições para escolher a “música com a cara da metrópole”. Para mim e para muitos, nem precisa. É e sempre será “São Paulo” do 365. O Ultraje a Rigor também acha o mesmo e fez uma versão para a lendária música divulgada no último 24 de janeiro. Tem mais uma banda que concorda com a gente e tocou a música ao vivo em dezembro. Tudo isso na edição de hoje do O Original e o cover.

O ORIGINAL
O 365 é uma instituição do punk paulistano. Formado em 83, mudaram a formação após dois anos e Miro (bateria), Ari Baltazar (guitarra), Mingau (baixo) e Finho (vocal) gravaram um single com as músicas “São Paulo” e “Canção Para Marchar”. A primeira ganha repercussão, começa a tocar nas rádios e vira sucesso nacional. Em 87, sai o primeiro álbum homônimo que contava também e entre outras com o hit “Grandôla Vila Morena”. Desde então, foram mais mudanças de formação e mais três discos de estúdio além de coletâneas e uma tour comemorativa de 20 anos em 2003. Atualmente como um trio, Finho, Ari e Miro estão prestes a lançar um novo disco de inéditas. Esse vídeo abaixo é já com esta formação e foi gravado em julho de 2011 no Estúdio Show Livre.



O COVER
A homenagem não tem nada de inusitada. O Ultraje é outra instituição do rock paulista e atualmente conta com Mingau (ex-Ratos e ex várias bandas) na formação. O baixista tocou, como vimos, na gravação desse clássico no final dos anos 80. A música foi eleita pelo blog Combate Rock em 2012 , por ocasião das comemorações dos 458 anos da cidade, como a que tem a “cara de São Paulo”. O Ultraje então fez a cover cantada por Mingau. Só por curiosidade, combate rock era como o 365 era conhecido nos anos 80. As letras de protestos (muito influenciadas pelo Clash) era uma espécie de “música de combate”, daí o apelido.


Antes do Ultraje, em dezembro do ano passado, no último show do Dance of Days no Hangar 110, teve um convidado especial. Finho, vocal do 365. A cover foi feita em dueto com a banda. E o resultado foi esse. De chorar!

Volto semana que vem! Nos vemos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s