O original e o cover #14

Levante a mão aí quem é que conhece (e gosta de) “Enjoy the silence” do Depeche Mode. Difícil não ter um que se identifique com ela. Essa música tem mais de vinte anos e ainda continua tocando nas rádios e ganhando novas versões. Hoje ela é o tema do “O original e o cover” que, pela primeira vez, traz covers de uma mesma música feita por bandas diferentes.

O ORIGINAL
Sintetizadores e samplers eram poucos usados e difundidos na música eletrônica e pop até o Depeche Mode torná-los um hábito em seus discos. A banda inglesa formada em 1980 é recordista de músicas nas paradas, vendeu milhões de cópias de seus doze discos  de estúdio e, entre altos e baixos e problemas com drogas e overdoses, foi a única banda de música eletrônica, até então, a lotar estádios e grandes arenas. É influência para muitos outros artistas, entre eles, Marilyn Manson, Linkin Park, Deftones, Erasure e Trent Reznor. “Enjoy the silence” está no disco “Violator”, sétimo álbum da banda, lançado em março de 1990. Foi eleita o melhor single britânico de 1991. Em 2004, a banda relançou o single com remix feito por Mike Shinoda, produtor, DJ, guitarrista, compositor e integrante do Linkin Park.

OS COVERS

Apesar de ser conhecida por ser surf rock e ter músicas mais calminhas, a versão dos americanos do Nada Surf foi bem inusitada para o seu estilo. Novo arranjo, nova linha de vocal em alguns trechos, apesar de usar o duplo, como de costume. Deram uma nova cara pro single que ficou menos eletrônica e mais crua. Foi gravada no disco “If I Had a Hi-Fi”, lançado em 2010.

O Anberlin é uma das mais novinhas dessa lista. Conhecida por fazer rock mais atual e voltado para o melódico, não inovaram muito nesta versão de  “Enjoy the silence”, a não ser por ter uma guitarra mais constante e um vocal mais chorado. A versão apareceu como lado B em alguns dos seus discos próprios. Faz parte originalmente da coletânea “Punk goes 90´s” e da trilha da série de TV “The Vampire Diaries”.

A melhor versão de “Enjoy the silence” é dos italianos do Lacuna Coil. Apesar de manter as bases, ganhou uma cara gothic metal, reforçado pelo vocal forte e feminino de Cristina Scabbia. A faixa está no disco “Karmacode” lançado em março de 2006. Entrou para o Top 100 de melhores covers já gravadas, segundo a lista feita pelo jornal New York Post em setembro de 2011.

Outra versão interessante é a do Keane. A banda inglesa de rock alternativo fez uma versão quase acústica, com piano e pandeiro. Saiu como música extra em alguns singles lançados por eles. A primeira versão do vídeo lançada no Youtube ultrapassou  1 milhão de views.

A lista de versões “Enjoy the silence” é bem mais extensa que essa. Há ainda uma curiosidade sobre ela. O videoclipe de “Viva la vida” do Coldplay é um tributo ao clipe original de “Enjoy the silence” do Depeche.

Legal? Gostou? Sugestões? Nos vemos! Até quinta!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s