Painel do OSGEMEOS apagado

Reblogged from Pichações

No flagrante feito pelos fotógrafos do jornal Folha de São Paulo a pintura feita em 2009, quando bonecos gigantes infláveis desenhados pela dupla fizeram parte do espetáculo francês “O Estrangeiro”. Nesta terça-feira (14), a imagem foi coberta por tinta cinza.

O episódio, infelizmente, não é uma novidade em São Paulo.
Em 2008, o duo OSGEMEOS teve um mural na 23 de Maio apagado por uma empresa particular. Com a repercussão na mídia, a arte foi refeita. Em 2009, por determinação da Lei Cidade Limpa muitos outros grafiteiros tiveram trabalhos apagados.

PROBLEMA RECORRENTE

Em abril de 2011, onze grafiteiros paulistanos foram presos em São Paulo com acusação de crime ambiental. Um mês depois foi aprovado em Brasília o projeto de lei 138/2008 de autoria do deputado Geraldo Magela (PT-DF) proibindo a venda de spray para menores de 18 anos. Sobre este projeto, anos antes, surgiu o movimento 100 Muros Mil Cores , um encontro de grafiteiros para discutir os termos desse projeto. Com isso, conseguiram que no texto constasse que o grafite, quando autorizado pelo proprietário, não constitui crime. De acordo com a lei, nesse caso se enquadra “prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística”.

Ainda em 2011, em outubro, também em São Paulo, como forma de amenizar o erro das prisões, clima ruim e constrangimento foi criado o primeiro Museu de Arte Urbana, com os mesmos artistas que haviam sido presos.

A dupla OSGEMEOS, que no momento está fora do Brasil, já foi informada do episódio e planejam fazer uma outra arte em outro local da cidade. Segundo informações do IG, o edifício, que já foi sede do Sindicato dos Comerciários será derrubado para fazer parte da Praça das Artes, futuro anexo do Theatro Municipal de São Paulo que, segundo a Prefeitura, será inaugurado neste ano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s