Playlist da semana #17 – Mascarados

Sou da legião seguidora de um ritmo que não precisa de data para ser curtido. Não aliena, chacoalha cabeças e prolifera idéias. Num mundo ideal dos rockeiros, esse tal feriado seria muito mais divertido se as máscaras fossem essas da playlist de hoje. Para os zumbis hipnotizados e os números de morte e violência que aumentam nessa época, meu só lamento. Aumenta que aqui é rock do bom e alto o ano inteiro, sem precisar de trio elétrico. 


>>SLIPKNOT
Surgida nos anos 90 e vinda na onda do nu metal, o Slipknot ganhou destaque desse movimento por seu talento individual, pela força de suas músicas, pela personalidade no palco e suas máscaras grotescas e elaboradas que traduzem um pouco da personalidade de cada integrante. Mesmo que eventualmente a banda apareça sem elas, (como na coletiva da morte do ex-baixista Paul Gray), tentam manter a agressividade proposta desde o início e sem abandonar nenhum dos itens que os fizeram famosos – inclusive as máscaras e o não contato com a mídia. Fotógrafos retirados do fosso durante o Rock in Rio em 2011 e proibidos de registrar, sabem o que eu estou dizendo. O respeito eterno pelos fás, carinhosamente chamados de “maggots” (vermes) também continua.


>>KING DIAMOND
King Diamond é o personagem do cantor dinamarquês Kim Bendix Petersen – vocalista também da banda de metal Mercyful Fate. Desde de os anos 80 dividindo-se entre os dois projetos e é conhecido pela maquiagem pesada e pelas letras obscuras, descrevendo histórias e contos reais de terror. Kim, até ter fazer uma cirurgia do coração,  colocar pontes de safena e ficar fora dos palcos em recuperação, não havia revelado totalmente sua identidade. Recentemente, fez seu retorno no dueto com o Metallica em comemoração aos 30 anos da banda.


>>THE DAMNED
O The Damned, apesar de ser um dos ícones do punk britânico por conta das performances e maquiagem do vocalista Dave Vanian, é considerado um dos percussores do rock gótico.  Além da cara pintada, sempre chamou atenção seu estilo vocal, comparado até à (veja só) Frank Sinatra. A banda segue na ativa somente com Dave e Captain Sensible (guiarrista e backing vocal) da formação original.


>>THE ADICTS
Esse é outro dos grandes do punk britânico. Apesar de só o vocalista Monkey (Keith Warren) usar maquiagem à la Coringa do Batman, a banda toda usa um figurino inspirado nos  “druguis” ou “droogs” –  gangue de Alexander DeLarge, personagem principal  do filme “Laranja Mecânica”. Ao vivo, as performances do palco também são conhecidas por muitos confetes, serpentinas e figurinos espalhafatosos usados por Monkey.

>>MISFITS
A banda surgida em 1977 sempre teve como alma o vocalista e fundador Glenn Danzig. Apesar de ele não fazer parte a bastante tempo e muitos outros integrantes terem saído e passado por lá, a banda segue como um trio e comandada pelo baixista Jerry Only. Reza a lenda que Glenn era grande fã de Elvis Presley e o visual que eles usavam seria a versão zumbi de Elvis com maquiagens brancas e esqueléticas e topetes caídos – o devilock, nome criado por Only.


>>KISS
Uma das mais antigas dessa playlist, o Kiss é avó de todas essas bandas maquiadas e mascaradas. Pelo menos foi a primeira a ter tanta repercussão nesse estilo. Além da maquiagem, desde a fundação da banda nos anos 70, a idéia era usar figurinos característicos para cada integrante e com make up inspirado em personagens de quadrinhos. Entre altos e baixos, saídas e entradas de integrantes, a banda tocou sem maquiagem nos anos 90 e segue ocasionalmente aparecendo fora dos palcos já com as identidades reveladas. Na minha opinião modesta, são muito mais explosivos, cativantes e menos comerciais quando maquiados e em cima de um palco.


>>MUDVAYNE
Foram quase dez anos tocando caracterizados. Foi em 2002 com o lançamento do segundo e conceitual disco “The End of All Things to Come ” que o estilo e a maquiagem desceram pelo ralo junto com a popularidade que tinham conseguido. Já não sendo a sombra (sem trocadilhos) do que foram, seguem na ativa.

Curtinha e pré-feriado. Nos vemos semana que vem com uma seleção de  clipes lançados em fevereiro. Até lá!

Créditos ilustração: io9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s