Esporte e documentário no Oscar 2012

O esporte está muito bem representado nesta edição do Oscar. Além da ficção “O homem que ganhou o jogo” um forte concorrente a melhor documentário é “Undefeated”, longa metragem sobre um time de futebol americano, o Manassas Tigers, que procura reverter sua maré de azar com a ajuda do treinador Bill Courtney.

Curiosamente também intitulada “Invicto”, fazendo menção ao badalado e premiado”Invictus”, a produção da The Weinstein Company tem a dura missão de enfrentar o favorito “Pina” de Win Wenders na categoria documentários de longa metragem.

SINOPSE

Tendo como cenário de uma temporada de futebol da escola, o documentário de Dan Lindsay e T J Martin é uma crônica íntima de três alunos-atletas carentes do interior da cidade de Memphis e o treinador voluntário tentando ajudá-los a vencer as adversidades dentro e fora do campo.

Fundada em 1899, Manassas High School em North Memphis nunca viu a sua equipe de futebol, os tigres, ganhar um jogo de playoff. Nas últimas décadas, o time não tinha ido tão longe a ponto de vencer os seus jogos da temporada regular.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Isso começou a mudar em 2004, quando Bill Courtney,ex-treinador de futebol do ensino médio virou empresário, se ofereceu para dar uma mão. Quando Courtney chegou, os tigres estavam acostumados a equipamentos e campo de prática ruins. Querendo fortalecer o emocional, bem como a força física, Courtney ajudou os tigres encontrar o seu equilíbrio e sua confiança.

A temporada de futebol 2009 Verão / Outono prometia ser a melhor dos Tigres – talvez a época que finalmente quebra o feitiço do playoff em 110 anos de história. É o último ano para o time da estrela , OC, um tackle esquerdo abençoado com potência, tamanho e velocidade. Com bolsas de estudo na balança, OC terá que fazer malabarismos com as aulas para que ele passe nos exames finais. Também a jogar sua última temporada está subdimensionado Montrail atacante ofensivo -conhecido por todos como “Money” – um estudante de honra e na esperança de conseguir uma bolsa de estudos. Para Chavis, um linebacker talentoso em seu primeiro ano, o desafio de 2009 reside em manter seu temperamento explosivo em cheque – algo que o adolescente nem sempre é interessado em fazer.

Para jogadores e treinadores, a temporada não será apenas em ganhar jogos – será sobre como eles lidam com os acontecimentos imprevisíveis que fazem parte do futebol e da vida.

Bem, mesmo com a presença confirmada de Bill Courtney na festa, no domingo, ainda acho que dá Win Wenders. Mas fica o registro de, estreando por aqui ou não, um bom filme para procurar assistir. E ah! não é trilha do filme certamente, mas tem muito a ver com a história a música também intitulada “Undefeated” do Blessthefall. Confere!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s