Quem? Quando? Onde? – capítulo 1

A nova série do NO220! começa com um cara que é considerado um dos deuses do vídeo. Mais do que ex-marido de Sofia Coppola e indicado ao Oscar por duas vezes, ele é ator e diretor. Tem alguns vídeos de skate no currículo e uma extensa lista de premiados videoclipes de artistas como Sonic Youth, Bjork, R.E.M, Weezer e Beastie Boys. Para saber quem é e mais do seu trabalho, falamos hoje de SPIKE JONZE!

O nome verdadeiro de Spike é Adam Spiegel, nascido em Maryland em 22 de outubro de 1969. Skatista, começou a produzir filmes de skate muito antes de se envolver com cinema ou videoclipes. Paralelo aos vídeos de esporte fazia participações como ator e diretor em alguns filmes. No comando fora das telas seus maiores sucessos foram “Quero ser John Malkovich” (1999), “Adaptação” (2002) e “Jackass- o filme” (também de 2002).

Este slideshow necessita de JavaScript.

VIDEOCLIPES

São mais de 40 videoclipes. Muitos deles premiados e considerados grandes inovações nos formatos quadrados e pouco inovativos dos vídeos. Isso tudo usando apenas elemento humano, sem recursos de efeitos especias ou computação gráfica. Vamos revisitar alguns e deixar que os trabalhos falem pelo artista.

≡ “100%” de Sonic Youth (1992)

≡ “Cannonball” de The Breeders (1993)

≡ “Buddy Holly” de Weezer (1994)

≡ “Sabotage” dos Beastie Boys (1994) 

≡ “Praise You” de Fatboy Slim (1998)

≡ “Otis” de Jay-Z e Kanye West (2011)

” Sabe, tudo o que você faz, você faz porque naquele ponto da sua vida é isso que você é. Não sei exatamente por quê, talvez isso se torne claro mais tarde”


Além de um documentário autobiográfico, Jonze produziu recentemente alguns curtas. Adaptou o filme “Onde vivem os monstros”, produziu um comercial para a Adidas e outro para a Absolut Vodka. Atualmente trabalha em um projeto com Charlie Kaufman, previsto para ser lançado em 2013.

Um resumo da obra desse admirável frenético está no vídeo abaixo

Citação aspas, entrevista à Folha.com – jan/2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s