O que vale a pena ver no APR 2012

Um dos pioneiros festivais brasileiros chega aos vinte anos em 2012. Embalados pelo retorno aos palcos dos cariocas do Los Hermanos, bom, não é bem eles que recomendo para ver nessa edição, não. Por que? Já viu a escalação? Vá direto ver o que acontece no sábado, dia 21.

Vamos ignorar o dia de abertura, que será na sexta-feira, dia 20 de abril, com abertura do Los Hermanos e partir direto para as atrações do sábado. Mas,

PRIMEIRO DE TUDO, O FESTIVAL

Para quem não sabe, o festival Abril Pro Rock acontece anualmente, desde 1993, em Recife, Pernambuco. Sempre, obviamente, no mês de abril. O evento se tornou referência nacional por mostrar bandas e artistas com renome na cena independente do país inteiro e do exterior, revelar novos nomes e apoiar as bandas locais. O nascimento do Abril Pro Rock coincidiu com a explosão do Movimento Manguebeat, que revelou bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, trazendo na carona outras locais como Eddie, Devotos, Faces do Subúrbio,  Penélope e outras.

O DIA 21
Misfits, Sepultura, Korzus, Mark Ramone, Motorhead, entre outros, já fizeram parte do dia mais “heavy” do festival em edições passadas. Desta vez, a escalação não fica atrás. O headliner será o gigante do thrash metal americano, Exodus. A banda retorna ao país e também se apresenta na primeira edição do Metal Open Air e em São Paulo.

 

Além deles, também retorna ao Brasil uma das mais cultuadas bandas do grindcore. O Brujeria, banda mexicana e mascarada que já teve na formação Mike Paton, vocalista do Faith no more, também toca em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo – este último, em plena quarta-feira, dia 18 de abril.

Outra boa surpresa do festival é a presença da italiana Cripple Bastards. A banda também é conhecida pelo grindcore agressivo, apesar de no último álbum tender mais para o heavy metal. Mesmo assim é uma pedrada na orelha. Além de Recife, a banda se apresenta também no Rio de Janeiro, comemorando o retorno da local Ataque Periférico aos palcos.

Reza a lenda que a continuação e consagração das comemorações dos 30 anos do Ratos de Porão (SP) terá (re)início no palco do Abril pro Rock. Os últimos anos tem sido festivos para a banda que retorna ao festival. Dentro e fora do Brasil, os sets e shows tem apresentado surpresas por conta do aniversário especial. Se em Recife também será brutal? Não duvide.

Além deles, as bandas que abrem a festa do dia 21 serão Hellbenders (GO), Firetomb (PE), Pandemmy (PE), Leptospirose (SP) e Test (SP).

A ARTE

Quem assina toda a arte do Abril Pro Rock em 2012 é o artista pernambucano Raul Luna. Figura atuante na cena local, a colaboração de Raul para a música já é considerável. É dele diversa das capas de discos lançados nos últimos dois anos como A Banda de Joseph Tourton, Tibério Azul e também Motocontínuo, de China. Seu trabalho também pode ser visto em revistas e sites, como o do Memorial Chico Science. Para os 20 anos do Abril Pro Rock, Raul associou o preto e branco que já é sua assinatura a referências de clássicos b-movies.

E aí, se animou? O festival Abril Pro Rock acontece entre os dias 20 e 22 de abril, no Chevrolet Hall. Confira a programação completa e mais informações no site oficial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s