Playlist da semana #21 – Toca Raul!

Aproveitando que o documentário “Raul Seixas – o início, o fim e o meio” finalmente entra em cartaz, a playlist da semana celebra o próprio e outros artistas que fizeram covers inesquecíveis do eterno maluco beleza. Enche o peito e grita: Toca Raul!

>>PITTY
 “Egoísta” é uma das faixas do “Novo Aeon”, disco lançado em 1975 e regravada em várias coletâneas e no disco “Metrô Linha 743”. Pitty fez parte do show “Homenagem a Raul Seixas”, promovido pelo Multishow em 2010, que mais tarde virou o DVD “Báu do Raul”.

>>TITÃS
“Aluga-se” é do “Abre-te Sésamo”, de 1980. Os Titãs lançaram sua versão no “As dez mais”, disco de covers lançado em 99 e produzido por Jack Endino. Uma das melhores covers de Raul já feitas.

>>CASSIA ELLER
“Metrô Linha 743” é a faixa título do décimo segundo álbum de Raul,  lançado em 1984. A cover raivosa e violada de Cassia para a faixa faz parte do disco “Minha história”, disco de covers lançado por ela em 1997.

>>O TERÇO
A banda carioca O Terço lançou em 1999 o “Tributo a Raul Seixas” regravando alguns sucessos do cantor baiano, entre elas, “Al Capone”. A faixa original faz parte do badalado primeiro disco “Krig-ha, Bandolo!” lançado em 1973.

>>DETONAUTAS
Bem…Detonautas não era a banda mais esperada de nenhum dos dias do line up do Rock in Rio 2011, mas não se pode negar que não fez feio ao fazer a cover de “Metamorfose Ambulante” com uma platéia gigantesca cantando.  A faixa é um dos muitos hits do já citado”Krig-ha, Bandolo!”

>>DEBORAH BLANDO
Loirinha, bonitinha, leve sotaque de gringa e pouco improvável que fizesse uma cover descente. Mas até que é passável. Deborah Blando regravou a faixa “A maçã” no disco “A different story” de 1993 e fez enorme sucesso. Com um excesso de gemeção, é verdade, mas deu uma reavivada na obra de Raul Seixas, quatro anos depois de sua morte. Uma das versões da música está no  já citado “Novo Aeon”.

>>ZÉ RAMALHO
Em 2001, o cantor Zé Ramalho gravou o disco “Zé Ramalho canta Raul Seixas” composto de regravações, versões e uma faixa inédita. O hit de todo bêbado de boteco pé sujo, “Medo da chuva”, é original do disco “Gita” de 1974.

>>IRA!
“Você ainda pode sonhar” é a versão para a famosa “Lucy in the sky with diamonds” dos Beatles. A faixa é do primeiro disco da primeira banda de Raul, quando ainda era Raulzito e tocava com os Panteras. O Ira! regravou a canção no disco “Meninos da Rua Paulo” de 1991.

>>LOBÃO
Qual dos discos do Raul não tinham letras fortes, contestadoras e recheados de rock e hits? A nada  inocente “Rock do diabo”, mais uma das faixas do “Novo Aeon”, ganhou versão Lobão registrada no DVD “Baú do Raul”, lançado pelo Multishow.

>>BARÃO VERMELHO
Os cariocas também regravaram “Só para variar” no disco “Álbum” de 1996, mas a versão mais conhecida deles para um som do Raul é “Tente outra vez”, música que originalmente abre o disco “Novo Aeon”.

>>RAUL
Uma playlist curtinha como essa é muito pouco para definir Raul Seixas, talvez nem o documentário consiga, mas já dá pra ter um idéia de sua importância. Mesmo para que não viveu o auge de sua efervescência.  “Maluco beleza” certamente é o clipe mais emblemático e que o define.  A música está no disco “O dia em que a terra parou” de 77. Ano que Elvis morria e eu nascia. Fez e faz parte da minha vida. Salve Raul!

É isso, crianças! Sexta-feira agora nos cinemas, hein? Ve lá! Até semana que vem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s