1 de Maio: Yes You – May Day!

Enquanto você babava e dormia, uma galera já agitava uma greve geral liderada pelos movimentos Occupy, mais especialmente pelo Occupy Wall Street. Entenda o que é e o que eles estão querendo que você entenda.

Em inglês ‘May Day’ significa uma chamada de emergência ou de socorro. De uma forma bem humorada, um vídeo do movimento convoca as pessoas, de qualquer camada da sociedade americana, para aderir ao movimento de greve geral. Apesar do pedido didático e teatral do “Rir pra não chorar”, o objetivo da proposta não é nada engraçado. Será que é só o brasileiro que senta, gargalha e se conforma? Eles riem, mas não se conformam. Ironia, manja?

Pode ser que você não seja daqueles que se mexam pra ir pra rua, levantar cartaz ou bandeira e prefira o conforto do computador para protestar. De longe, o que o movimento quer é abrir sua mente para tentar lutar contra o colapso que o mundo inteiro se aproxima. E não é de hoje.

Na verdade, May Day foi um movimento que aconteceu em 1986. Naquele ano, aconteceu o desastre de Chernobyl e dias depois 300 trabalhadores de Chicago resolveram fazer uma greve geral. Era dia 1 de maio, um sábado. Eles não queriam trabalhar no sábado? Não! Lutavam por melhores condições de trabalho, 8 horas dignas, folga e salário honesto. Conseguiram adesão de vários outras áreas não só da indústria e pararam (parte d)os EUA naquela data. Na era da internet e com tanta gente querendo mudanças próprias e para o mundo, o OWS convoca uma greve geral e um “apagão de consumo”, denominado “Um dia sem o 99%”.

De novo, se não te mobilizar a ir pras ruas, que te faça pensar melhor. Se tiver Twitter, use a hashtag #MayDay, leia a declaração de solidariedade e veja o que eles estão fazendo. Por eles e por todos nós de alguma forma. Agindo local se muda o total! Feliz Dia do Trabalho e que você tenha um que se orgulhe.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s