Brasil no Global X-Games

Há alguns meses a ESPN vem divulgando o gigante X-Games como evento itinerante a partir de 2013. O anúncio das cidades escolhidas foi feito ontem (1/5) e Foz do Iguaçu no Paraná está na lista. Saiba mais sobre as cidades escolhidas e as datas da tour.

A ITINERÂNCIA

Com 18 anos de existência, o evento além das tradicionais três edições anuais do calendário oficial (Aspen, França e Los Angeles), dentre 40 candidatas, teve adicionadas Foz do Iguaçu no Brasil, Barcelona na Espanha e Munique na Alemanha. O acordo foi firmado para que cada nova sede receba o evento nos próximos três anos a partir de 2013.

OBSERVAÇÕES
Como bem lembrou o Alessandro, editor do blog EVOM, os X-Games já ocorreram aqui no Brasil em duas oportunidades. Apesar dos méritos de tirar do eixo Rio-São Paulo, da grandiosidade do evento, das belezas naturais que foram o ponto principal para esta conquista, tem que se analisar friamente.

Com grandes eventos previstos para acontecer no país, antes de ser totalmente contra ou totalmente eufórico com possibilidades é preciso perder a inocência e fazer a análise dos fatos. E vamos só falar de Brasil, ok? Primeiro: é um evento comercial sim e trará certamente bons investimentos e retorno para o local. Segundo:  irá de alguma forma fomentar o esporte já que por aqui há muitos praticantes de esportes radicais, principalmente de skate. Terceiro: pareceria ilógico o Brasil ficar fora se quase metade do line up masculino ou vence ou está sempre presente em bom número nas edições do evento. Mas, pergunta: se São Paulo e Rio tinham candidatura para sediar, por que houve só o privilégio à cidade paranaense? Que empresa as patrocinava ou divulgava as iniciativas? Interessa a quem deslocar o evento das cidades com mais estrutura? Na euforia, ficamos ou ficaremos para sempre sem resposta.

Apesar do bom retorno dos skatistas e atletas nacionais em relação a essa conquista, é preciso também analisar sob qual ponto de vista o evento realmente privilegia o público, torna isso acessível e até que ponto o esporte consegue ser maior do que o interesse comercial.

Vamos aguardar os próximos capítulos. Enquanto isso, confira o calendário de datas para 2013 e o vídeo de anúncio das cidades escolhidas.

Calendário dos X Games em 2013
Janeiro 24-27 – Aspen, Colo., EUA
Março 20-22 – Tignes, França
Abril 18-21 – Foz do Iguaçu, Brasil
Maio 9-12 – Barcelona, Espanha
Junho 27-30 – Munique, Alemanha
Agosto 1-4 – Los Angeles, Calif., EUA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s