Esporte na Rio+20

Não só de sustentabilidade e do futuro que queremos falará a Conferência Rio+20 que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho. Aproveitando a ocasião e com a participação de políticos brasileiros, a Cúpula Internacional vai dialogar sobre propostas de sustentabilidade na gestão esportiva e Economia Verde nos megaeventos esportivos.

Entidades internacionais e nacionais do esporte vão se reunir no Rio de Janeiro, em 21 de junho, para debater a respeito da sustentabilidade na gestão e prática esportiva e a transição à Economia Verde pelos megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. Trata-se da International Summit of Sport Sustainability and Sport for Peace (Cúpula Internacional da Sustentabilidade no Esporte + Esporte para a Paz), único evento paralelo à Conferência Rio+20 a trazer o debate sobre a sustentabilidade para a ótica da gestão esportiva. O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fará a abertura oficial do evento.

A Cúpula Internacional deverá reunir, além de líderes e tomadores de decisão do esporte mundial e nacional, diversos outros profissionais relacionados ao setor, como pesquisadores, atletas e jornalistas da imprensa esportiva. A ONU mantém em seu site oficial um espaço especial para temas voltados ou que usam o esporte para causas humanitárias. E nesse caso, a Rio+20 tem maior destaque até pela cidade ser sede em dois dos grandes eventos a serem realizados no Brasil.

Entre os nomes confirmados para o evento, destacam-se dois economistas renomados em estudos de megaeventos: Holger Preuss (Universidade de Mainz, Alemanha), pesquisador de várias candidaturas olímpicas e das Copas 2006 e 2010, e Ferran Brunet (Universidade de Barcelona), estudioso da viabilidade econômica dos Jogos Olímpicos e da gestão de legados esportivos. Tendo como base os temas que serão discutidos durante o evento, ao final da Cúpula será elaborado um relatório de recomendações, com o objetivo de orientar entidades – públicas, privadas ou comunitárias – na assimilação, gestão e desenvolvimento das propostas de sustentabilidade e da implantação da Economia Verde no esporte.

O evento terá transmissão ao vivo, pela Internet, através dos links :
http://www.confef.org.br/CupulaEsporte (em português)
http://www.confef.org.br/SummitSport (em inglês)
Os espectadores também poderão enviar suas perguntas à Cúpula.

.:.
SERVIÇO

Esporte em debate na Rio+20
Data: 21 de junho de 2012
Horário: das 9 às 19 horas
Local: Escola de Comando e Estado Maior do Exército – Urca/RJ
Maiores informações no site do evento

Fonte: Segs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s