O original e o cover #21

Primeiro de tudo, meu muito obrigada a todo mundo que acompanha a partir de agora o NO220!. Bem-vindos! Retomando a série O original e o cover, uma versão pra lá de inusitada que surpreendeu o mundinho da música está semana. Em ano de Olimpíadas e Londres como centro do mundo por alguns dias, os Rolling Stones comemoram 50 anos de estrada e artistas brasileiros, com uma ajudinha do UOL, resolveram fazer uma playlist especial, entre eles, o Falamansa. É isso aí! Rolling Stones em versão forró! Confira!

O ORIGINAL
Apesar de ser um dos expoentes do puro rock britânico, mais do que os “rivais” dos Beatles, os Stones nunca foram avessos à experimentações. Além de sua incrível capacidade de lançar clássicos, após uma viagem ao Brasil (isso já declarado pelos próprios integrantes em entrevistas) eles descobriram o ritmo dos tamborés do candomblé e resolveram (ainda que sem muito conhecimentos do ritual), reproduzir a batida em uma música. Mas sabe como é samba e sotaque de gringo né? Ficou mais latino e suingado do que propriamente um batidão de macumba, mas… fato é que, apesar de acusados de satanistas, uma afronta as religiões puras de coração que abominaram a história de Lucifer numa faixa de quase 8 minutos, “Sympathy For The Devil” fez um estrondoso sucesso em 1968 abrindo o disco “Beggars Banquet”.

O COVER
Não sigo nada, mas acho que o Falamansa andava um pouco sumido da mídia não? Bom, a banda brasileira que recolocou o forró pé de serra nas paradas de sucesso, ficou quase onipresente em programas de TV na década de 90, início dos anos 2000 consagrando o tal do forró universitário. Uma das características principais, apesar de ter sons próprios, era fazer novas versões para músicas já muito conhecidas do estilo. A convite do UOL, junto com outros artistas como Nasi, Tiê e RPM, os forrozeiros são parte de um especial dos Rolling Stones, com uma playlist só de covers. E a que ganhou mais  destaque, pelo ineditismo, foi a do Falamansa. Tem sim elementos do forró, mas ficou com mais cara de folk do que qualquer outra coisa.  Acesse então o Especial Stones para conferir est versão. Se ainda não viu, veja e tire suas conclusões.

Em tempo: o logo acima foi também divulgado esta semana como comemoração aos 50 anos de banda. Em Londres será aberta ao público uma exposição de fotos de várias fases da carreira. Sobre esses e demais eventos  para celebrar a data, acesse o Whiplash.net. E até o próximo o Original e o Cover!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s