Playlist da semana #28 – Festivais

Não é ainda uma playlist com mega festivais. É um pouco mais especial, porque não só do Metallica vivem os festivais inventados pelas próprias bandas. Na playlist de hoje, alguns eventos gringos que músicos resolveram bancar e, é claro, serem os headliners da festa. Porque, no fundo, o que toda banda quer mesmo, haha,  é um festival para chamar de seu.

>>OZZFEST
A idéia do Ozzfest partiu da própria Sharon Osbourne após ter um pedido de participação no festival Lolapalooza negado ao seu marido Ozzy. Após este evento ela decidiu fazer seu próprio festival e ao longo dos anos, o Ozzfest passou a ser o maior festival de música pesada dos EUA. Itinerante, o evento também passa pela Inglaterra. Muitas bandas passaram por alguma edição do evento e ganharam notoriedade ao ser abençoado pelo madman. Slipknot, System of a down, Machine Head, Mudvaney, Arch Enemy, Black Daliha Murder estão entre alguns que já tocaram no festival. Talvez por conta dos problemas familiares e a volta do Black Sabbath (ou quase), não foi até então divulgada a edição 2012. O vídeo abaixo é da edição 2011.

>>LOLLAPALOOZA
Concebido e criado em 1991 pelo cantor do Jane’s Addiction, Perry Farrell, como uma turnê de despedida para sua banda, o Lollapalooza aconteceu até o ano de 1997 e foi revivido em 2003. A ideia sempre foi ser um festival alternativo e dar notoriedade para bandas de diversos estilos. Alguns dos artistas que passaram pelas edições foram Metallica, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, The Cure, Primus, The Killers, Arcade Fire, Nine Inch Nails,  Tool, Hole, 30 Seconds to Mars, Lady Gaga, entre outros. Como se sabe, o Jane´s Addiction não acabou e em 2005, Farrell e a Agência William Morris fizeram uma parceria com a empresa Capital Sports Entertainment (atual C3 Presents), sediada em Austin, no Texas, e reformularam o festival para o seu formato atual, como um evento fixo em Grant Park, Chicago, Illinois. Em 2010, foi anunciada a estreia do Lollapalooza no exterior, com um ramo do festival sediado em Santiago, no Chile, em 2 e 3 abril de 2011. Também em 2011, a empresa Geo Eventos confirmou a versão brasileira do evento, que foi sediada no Jockey Club, em São Paulo nos dias 7 e 8 de abril de 2012. O vídeo abaixo é desta apresentação no Brasil. A versão deste ano nos EUA acontece em agosto com um line up invejável.

>>BIG FOUR
Unir bandas contemporâneas, do mesmo estilo, era uma vontade antiga do Metallica que em 2011 comemorou 30 anos de estrada e usou a oportunidade para juntar quatro das principais bandas de thrash metal que popularizaram o estilo nos anos 80.  Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer,em dezembro de 2009, realizaram uma turnê juntos no Sonisphere na Polônia e depois na  República Checa, Bulgária, Romênia e Turquia. Em 22 de junho de 2010, todas as bandas tocaram no mesmo palco juntas pela primeira vez, na capital búlgara, a música “Am I Evil?”, cover de Diamond Head. Esta é também a primeira vez que James Hetfield e Dave Mustaine tocaram juntos desde 1983, quando Mustaine foi expulso do Metallica. Esse show também foi mostrado em cinemas ao redor do mundo e gravado no DVD ao vivo The Big 4 Live from Sofia, Bulgaria. É justamente esse momento épico que você vê (ou revê) aqui!

>> ORION MUSIC + MORE
Em fevereiro deste ano, o Metallica anunciou um festival próprio intitulado Orion Music and More. Seriam dois dias (23 e 24 de junho) com muita música, várias bandas e o more ficou por conta de atrações como o Metallica museum com memorabilia da banda, um castelo de horror inspirado na paixão do guitarrista Kirk Hammett por filmes de terror, customização de carros – algo que o vocalista James Hetfield adora, esportes como surf e skate que tem como curador especial o baixista Robert Trujillo. A tour que o Metallica está fazendo, tocando o Black Album na integra, fechou a segunda noite do festival. Mas o momento especial do evento foi “Escape”, faixa do disco “Ride the lightning” que nunca havia sido tocada ao vivo, ser executada junto com a íntegra do clássico disco de 84.

>>KNOTFEST
Um festival apocalíptico, com pirotecnia, criaturas e efeitos visuais. É isso que pretende ser o festival do Slipknot. O Knotfest acontece nos dias 17 e 18 de agosto, em locais diferentes, nos Estados Unidos, mas com o o elenco parecido. No dia 17, no Mid America Motorplex, em Council Blufs, tocam Deftones, Lamb Of God, Deathlok, Serj Tankain, The Urge, Prong e Dirtfedd. No dia 18, no Somerset Amphitheater, em Minneapolis, se apresentam Deftones, Lamb Of God, Deathlok, Serj Tankain, Cannibal Corpse, Prong, Gojira e Dillinger Escape Plan. O Slipknot, claro, é o headliner das duas datas.Veja a matéria com o anúncio oficial das atrações (em inglês) e abaixo o que rolou durante o Rock in Rio 2011 e deve acontecer no palco do Knotfest.

Sabe de mais algum? Eu sei que rola a intenção do Overkill ter seu próprio evento mas nao sei se com a pretensão de ser anual e itinerante. Qualquer outra ideia para esta ou outra playlist, tô aceitando! Até a próxima semana!

Com informações de Wikipedia e Rock em geral

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s