Playlist da semana #29 – I wanna Rock!

Hoje, feriado em São Paulo, começa nosso aquece para sexta, 13 de julho, Dia mundial do rock. E como não poderia deixar de ser, na playlist de hoje, 13 faixas com o melhor ritmo do mundo no título. Horns up in the air, dê o play com gosto porque aqui, É ROCK!!! E sempre do bom!

>>KISS
O Kiss também tem a “God gave rock n´roll to you”, mas um dos hinos do rock n´roll life style é mesmo “Rock and roll all nite”. A composição do duo Paul Stanley e Gene Simmons foi lançada originalmente no álbum “Dressed To Kill”, terceiro álbum de estúdio lançado em 1975. Depois saiu também nos álbuns “Alive!”, “Kiss Unplugged” e em versões single. Quem ainda não sonha com rock a noite inteira e festa todo dia? Nada melhor para abrir no pique essa playlist!

>>AC/DC
AC/DC é sinônimo de rock. “For Those About To Rock” é a faixa-título do oitavo álbum de estúdio da banda australiana,  lançado em 1981, um ano após o bem-sucedido álbum Back In Black e o primeiro álbum de hard rock a atingir o topo da Billboard. O nome do álbum foi inspirado num livro que o guitarrista Angus Young leu, intitulado For Those About To Die, We Salute You, sobre os gladiadores romanos. As palavras finais dos gladiadores para o imperador, antes dos combates, era “Ave Caesar morituri te salutant” (pt: “César os que vão morrer te saúdam”, en:”Caesar, we who are about to die, salute you”). O álbum foi relançado em 2003 como parte da série AC/DC Remasters.

>>DIO
Para matar saudade de um dos melhores vocalistas do metal mundial, “We rock” com Ronnie James Dio.  A música dá nome a um show gravado durante as turnês de 1983 e 1984. Contendo os grandes clássicos da banda, esse DVD é uma combinação de “Live in Concert” e “A Special from the Spectrum”. O vídeo abaixo é de um show na Inglaterra em 2005 e faz parte do DVD “‘Holy Diver (Live)”. Não há voz com mais propriedade para gritar com fúria o WE ROCK! né não?

>>LED ZEPELLIN
“Rock and Roll” é uma música do álbum de 1971, “Led Zeppelin IV”. O guitarrista Jimmy Page afirmou que a canção foi composta numa jam session espontânea, enquanto a banda estava tentando (sem sucesso) finalizar a canção “Four Sticks”. O baterista John Bonham tocou a introdução de “Keep a Knockin'”, de Little Richard, e Page acrescentou um riff de guitarra. Com as fitas registrando tudo, depois de quinze minutos a base da canção estava pronta. Fácil, né? Coisa de gênio é assim.

>>JOAN JETT
Essa música já esteve na série “O original e o cover” #3. Repetindo o rap: depois do meteórico sucesso da Runnaways, Joan Jett, baixista, guitarrista, cantora e fundadora da banda, saiu em 1979 para dar início a sua carreira solo. Ela gravou três músicas com os ex-Sex Pistols Paul Cook e Steve Jones (uma delas era uma versão já era a cover da música “I Love Rock ‘n Roll”). Quando o disco “I love rock n´roll” saiu em 1981, a banda já era Joan Jett and The Blackhearts. Até hoje este é um dos álbuns mais vendidos da história com 10 milhões de cópias.

>>TRAFFIC
Traffic é uma das bandas mais legais do mundo! Formada em 1967, o quarteto inglês era composto por nada menos que Steve Winwood, Jim Capaldi, Chris Wood e Dave Mason. Mestres e percursores do rock psicodélico, “Rock and Roll Stew (Part 1)” é um single de 1972, três anos antes da encerrar a carreira. Uma reunião aconteceu em 1994, mas desde lá não houve nada além do disco dessa reunião lançado em 2005. Ainda bem que ficam os clássicos e esse é (Só) um dos muitos deles!

>>SAXON
Mais um gigante inglês nessa playlist rock. O Saxon é um dos gigantes do heavy metal, formado em 1976. A extensa discografia tem alguns títulos como “Rock the Nations”, “Solid Ball of Rock” e o ao vivo “Rock n´roll gypsies” de 1989. Uma das faixas que traduz essa vida de rocker, é “Live to rock”, faixa do álbum “Into the Labyrinth” de 2009.

>>MOTORHEAD
Só dá inglês aqui, não tô falando? Outro gigante do rock britânico, o Motorhead, tem uma das músicas com rock no título no disco “Motörizer”, 19º álbum de estúdio, lançado em 26 de agosto de 2008. Dispensa maiores comentários.

>>WHITESNAKE
O Whitesnake é uma banda (advinha?) inglesa, formada em 1978. Com quase minha idade de estrada, vários álbuns, várias mudanças de formação e inúmeros altos e baixos, tem na figura de seu eterno vocalista, David Coverdale, as transformações e renascimento de sua importância. E melhor, segue na ativa desde então. “Ready to rock” faz parte do disco “Good to be bad” de 2008.

>>BLACK SABBATH
Falando em gigantes ingleses que esmorecem e renascem, não poderia faltar o Black Sabbath por aqui. Um pouco diferente da sua discografia metal from hell, “Rock ‘n’ Roll Doctor” é um single das antigas, lançado originalmente no álbum de 1976, “Technical Ecstasy”.

>>TWISTED SISTER
Se falar em rock, rebeldia e uma certa dose de clichê, não pode faltar o Twisted Sister. “I Wanna Rock” é uma das músicas mais famosas da banda americana formada em 1972. Foi lançada com o álbum “Stay Hungry” em 1984 e foi remasterizada no ano de 2004, em comemoração aos 20 anos do álbum.

>>QUEEN
Ah, os ingleses…Olha outro gigante aqui. O Queen não só tem rock no título como é um dos hinos do estilo e um dos maiores hits da banda. A música foi escrita pelo guitarrista Brian May e faz  parte do  álbum de 1977 intitulado “News of the World”.

>>CASA DAS MÁQUINAS
Já que não rolou nenhum brazuca aqui, vou tentar fazer justiça com um clássico nacional. A banda Casa das Máquinas surgiu em 1973, gravou três álbuns pela gravadora Som Livre até terminar em 1978. Nessa época um dos integrantes era o vocalista Catalau, hoje pastor e ex-integrante do Golpe de Estado – banda que o tornou ainda mais conhecido. Em 2007, com nova formação, retornou aos palcos no festival Psicodália e está em atividade desde então. Suas principais músicas são “Vou Morar no Ar” e “Casa de Rock”, faixa que encerra essa playlist.

Em dias de colapso na Internet mundial, agradecimentos a sempre Wikipedia e a uma rede livre e disponível, sem charlatões e exploradores. Até semana que vem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s