Ocupação Nelson Rodrigues

O maior dramaturgo brasileiro e um dos grandes cronistas do país. Gênio ou tarado? Libertário ou reacionário? Contraditório, polêmico, contundente, Nelson Rodrigues é o homenageado da vez do Ocupação. Neste ano em que se celebra o centenário de seu nascimento (também centenário do Fla-Flu, recentemente comemorado) o programa explora sua obra e vida, com exposição, espetáculos e ciclo de debates, no Itaú Cultural e no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Nelson revolucionou o teatro brasileiro. Entre outros destaques, sua peça Vestido de Noiva, montada pelos Comediantes em 1943, no Rio de Janeiro, é considerada um marco — o momento em que o modernismo, que havia atingido literatura, música e artes plásticas desde 1922, chega às artes cênicas nacionais.

Além da obra como dramaturgo, Nelson escreveu crônicas esportivas, romances de folhetim (como Asfalto SelvagemEngraçadinha, seus amores e seus pecados) e contos (A Vida Como Ela É…). Sua obra foi adaptada para cinema e televisão. Falou sobre artes, política e sobre sua própria vida, com senso do épico, fluência narrativa e uma habilidade de criar frases e personagens memoráveis. A exposição tem curadoria de Maria Lucia Rodrigues, filha de Nelson, e cocuradoria de sua filha, Sonia Muller.

Confira o hotsite da Ocupação para saber mais sobre o artista homenageado da vez e de outros que já tiveram as obras expostas no projeto. Abaixo o teaser e serviço para se programar e curtir tudo ao vivo!

.:.
SERVIÇO
Ocupação Nelson Rodrigues
Itaú Cultural
Até 29 de julho
terça a sexta 9h às 20h
sábado domingo feriado 11h às 20h
Entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s