Futebol de várzea em série e filme

O fascínio do torcedor brasileiro pelo futebol de várzea está ultrapassando as barreiras dos campos de terra e ganhando as telas. Exibida no jornal do SBT em abril deste ano, a série “Várzea, a essência do futebol” mostrou alguns dos fatos e personagens que compõem o cenário atual em São Paulo e ainda fala sobre o longa metragem que pode em breve entrar em cartaz nos cinemas.

A  SÉRIE

Intitulada “Várzea – essência do futebol”, a série produzida e apresentada pelo jornalista e professor Rodrigo Viana, mostra os personagens, os campos e todos os elementos que compõem o cenário do futebol de várzea em São Paulo. Entre os destaques estão os árbitros e jogadores que sairão dos campos de terra para o futebol profissional como Gilmar Fubá, ex-Corinthians, César Sampaio e Cleber Maranhão, o Índio, ex-Santos, que hoje administra um campo de futebol de várzea na Zona Leste.  A imprensa que cobre o futebol amador está também em destaque na série. A reportagem mostra como a equipe do programa “Várzea na TV” trabalha para colocar no ar todos os domingos na TV Aberta, canal comunitário, as partidas competitivas e amistosos. Dividida em três capítulos, a série questiona se o futebol de várzea deve ou pode ensinar ao futebol profissional como recuperar a humildade, a alegria e o amor em campo para sonhar com o Hexa.

O FILME

Exibido nos circuitos dos festivais, como o Cinefoot e o É tudo verdade, o filme “Futebol de Várzea” é também citada na matéria. Dirigido por Marc Dourdin, o documentário em longa metragem, um dos grandes e atuais registros do futebol dito alternativo, tem previsão e apoio já concedido pela ANCINE – agência reguladora e fomentadora dos filmes produzidos e das salas de cinemas brasileiras, para que entre em circuito comercial.

COPA KAISER

Para quem não conhece, a Copa Kaiser é conhecida como a Copa do Mundo da Várzea. Realizada deste 1995 e com apoio da marca de cerveja, na edição 2012 em São Paulo, são 384 equipes (Série A e Série B) em 1.234 jogos. Isso sem contar as 800 equipes que participam da seletiva para conquistar uma vaga na série B. Por isso, o campeonato faz juz ao apelido que tem. Para saber mais como, por quem e onde acontece o futebol de várzea paulistano, confira o site da Copa Kaiser e no canal exclusivo do campeonato amador no UOL.

Confira a série do SBT no vídeo abaixo e também um trecho do filme “Futebol de Várzea” cedido pela produtora Mamute Filmes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s