System of a Down no filme ‘Screamers’

A produção não é nova, mas para quem não conhece, “Screamers” é um documentário sobre vários genocídios promovidos na história da humanidade. Os personagens, a repercussão e resultados nos países e nas vidas das pessoas estão retratados no filme. Ativistas e autores de músicas a favor do combate desses crimes, os armênios da banda System of a Down são alguns que dão seu depoimento e participam como vítimas e sobreviventes de um desses lamentáveis eventos. O filme está completo no Youtube. Confira!

“Screamers” é o nome de um documentário criado em 2006 dirigido por Carla Garapedian. O filme fala sobre os genocídios que ocorreram nos tempos modernos, tais como o Holocausto, o genocídio de Ruanda, e especialmente o genocídio armênio. Conta com a participação especial (e de maior ênfase) da banda System of a Down contendo entrevistas, e apresentações ao vivo que haviam sido gravadas durante um show chamado “Souls” (um show beneficente do SOAD em homenagem às vítimas do genocídio armênio) no qual apresentou músicas famosas que ficaram conhecidas por protestar contra esse evento específico, tais como “X”, “Chop Suey!”, “P.L.U.C.K.”, “B.Y.O.B.”, entre outras. Depoimento de fãs que participaram do show beneficente também estão em destaque.

O  filme ainda conta com a participação do avô de Serj Tankian (Stepan Haytayan) que foi um sobrevivente do genocídio armênio, assim como Maritza Ohanesian, uma sobrevivente de 100 anos. Participa também a ativista dos direitos humanos, jornalista e professora Samantha Power, docente da Universidade de Harvard, autora premiada com  um Pulitzer pelo livro “A Problem from Hell: America and the Age of Genocide”. Historiadores, membros do parlamento, ativistas e congressistas também fazem parte do elenco de entrevistas. “Screamers” fala também sobre a negação do genocídio na Turquia nos dias de hoje e da tendência de neutralidade que os Estados Unidos mantém sobre o ocorrido.

A importância e participação da banda no e em apoio ao documentário está resumido em uma frase que o guitarrista e vocalista Daron Malakian diz após tocarem um de seus sons: “Essa banda não começpou a mudar o mundo, essa banda não começou a mudar sua mentalidade, essa banda só começou a fazer você questionar.”

Confira uma versão legendada do doc e saiba mais sobre fatos da história que alguns preferem esconder outros mostram para não esquecer e não repetir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s