Femen nas Olimpíadas

Pensou que elas não iam marcar presença? Tenho falado aqui do Femen e como elas mesmo declararam que vão bater cartão em todos os eventos esportivos de grande repercussão como a Eurocopa e Olimpíadas, nos Jogos de Londres não foi diferente. Também não foi diferente a repercussão e algumas prisões de ativistas. Veja qual era o alvo do movimento desta vez e confira algumas fotos dos protestos realizados na capital britânica.

Ativistas do Femen protestaram no centro de Londres sem a parte de cima da roupa. Até aí, normal. A mensagem “No Sharia” é um apelo contra a aplicação do código de leis do islamismo, grande alvo do protesto. O fato ocorreu nas Olimpíadas pelo Femen crer que o Comitê Olímpico Internacional ter apoiado regimes islâmicos. A maior parte dos protestos foi feito por ativistas francesas.

O Femen, além da sede na Ucrânia e agora no Brasil, também tem uma forte adesão das francesas. O fato de voltar o foco para o islamismo não isenta a luta pela não discriminação, contra a prostituição e violência contra a mulher. Na ocasião da prisão das Femen francesas elas tinham no corpo escrito “Maratona islâmica” e tinha números como os maratonistas reais.
O objetivo era fazer o recado chegar ao comitê olímpico, mas as prisões, segundo as organizadoras, vai contra os principios de paz, filantropia dos Jogos. O Regime Islamico proibiu por décadas que mulheres tivessem participação nos Jogos e muitas foram vítimas de violência, mutilação, estupro ou morte. O Femen acredita que se o COI se juntar a esse pensamento, também apoia os ideais do regime.

Além de tudo, o movimento com compromisso sério, luta para não cair na mesmice ou no ridículo. O protesto em Londres foi destaque na mídia e  ganhou destaque no The Huffington Post UK e no Yahoo. Confira as matérias e galeria abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s