20 anos de Rally dos Sertões

Contrastando e integrando personagens e cenários, há 20 anos o Rally dos Sertões desbrava as estradas do interior do Brasil.  Com um total de 210 competidores e 220 inscritos, a edição 2012 larga neste final de semana de São Luís (MA) e chega em Fortaleza (CE) no dia 29 de agosto. A disputa de título acontece em 13 categorias de carros, motos, caminhões, quadriciclos e UTVs unindo emoção, velocidade, adrenalina, superação, lição de vida e cidadania.

Além de competidores brasileiros, a edição 2012 terá pilotos de mais quatro países: França, Chile, Estados Unidos e Portugal. As mulheres são em pequeno número, mas estão sempre presentes, a dupla Helena Soares e Claudia Grandi aceitou o desafio do rali cross country e disputa em igualdade o título entre os carros da categoria Super Production.

CATEGORIAS

MOTOS
Em 2012, 58 pilotos estão inscritos nas quatro categorias. Cada piloto pode levar dois motores reserva lacrados, que passam por vistoria dos comissários técnicos e podem ser trocados em qualquer momento do rali. É dividida em sub-categorias: Super Production,  Production Aberta, Marathon e Over 45.

QUADRICICLOS
Com tração 4×2 ou 4×4, os quadris podem ter motorização de até 1.300 cm³ de cilindrada e assim como nas motos, podem levar dois motores-reserva lacrados, que passam por vistoria dos comissários técnicos da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e podem ser trocados em qualquer momento do rali. Este ano, oito pilotos estão inscritos nesta categoria no Rally dos Sertões.

UTV
Considerado um meio termo entre um quadriciclo e um carro, o UTV conta com 11 duplas na 20ª edição do Rally dos Sertões. Sigla para Utility Task Vehicle (Veículo multi-tarefas), o UTV é um derivado do quadriciclo, mas em vez do guidão, o piloto tem volante, banco com cinco de cinco pontos e pedais, como em um carro. Utiliza-se da mesma motorização e homologação via CBM. Estreando de forma experimental no Sertões, possui uma gaiola com reforço na estrutura tubular para proteger piloto e navegador, portas rígidas, redes protetoras laterais e banco tipo concha. O uso de pneus é livre e o motor tem 89 cavalos de potência, podendo atingir até 130 km/h. A categoria entra nessa edição como experimental.

CARROS
Com 46 duplas inscritas, a categoria Carros está dividida em T1-FIA, Protótipo-T1, Pró Brasil, Super Production, Production-T2.

CAMINHÕES
Divididos em leves e pesados, os veículos desta categoria precisam ter tração em ao menos dois eixos e devem utilizar como combustível o diesel vendido regularmente nos postos de combustíveis do Brasil.

Leves: Veículos pesando entre 3.500 e 4.800 quilos, com preparação livre.
Pesados: Veículos com peso mínimo de 4.800 quilos, com preparação livre.

ROTEIRO

O Rally dos Sertões já tem roteiro definido para a edição de 20 anos. Serão 11 cidades recebendo o maior rali do mundo dentro de um único país. Dessa vez os competidores passam pelo Norte brasileiro cortando cinco estados. Confira as cidades, os dias e as etapas dessa edição:

18/08 – São Luís (MA) – Prólogo e SuperPrime
19/08 – 1ª Etapa: São Luís (MA) / Barreirinhas (MA)
20/08 – 2ª Etapa: Barreirinhas (MA) / Bacabal (MA)
21/08 – 3ª Etapa: Bacabal (MA) / Barra do Corda (MA)
22/08 – 4ª Etapa: Barra do Corda (MA / Carolina (MA)
23/08 – 5ª Etapa: Carolina (MA) / Palmas (TO)
24/08 – 6ª Etapa: Palmas (TO) / Alto Paranaíba (MA)
25/08 – 7ª Etapa: Alto Parnaíba (MA) / Bom Jesus (PI)
26/08 – 8ª Etapa: Bom Jesus (PI) / Petrolina (PE)
27/08 – 9ª Etapa: Petrolina (PE) / Iguatú (CE)
28/08 – 10ª Etapa: Iguatú (CE) / Fortaleza (CE)

COBERTURA AO VIVO

Já é possível acompanhar a cobertura ao vivo do Rally dos Sertões.

Acompanhe pelo site oficial | Notícias | Facebook | Twitter | Youtube

Veja abaixo um teaser de melhores momentos das edições do Rally e “Linha de Chegada – Especial 20 anos de Rally dos Sertões”, programa do canal SporTV exibido no dia 14 de agosto.

Com informações do RallyBr

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s