O original e o cover #28

O nome da música faz a referência a um trecho de uma oração. Apesar de as duas bandas serem inglesas e lidarem com religião, misticismo e criaturas ocultas nas letras, uma faz o heavy metal tradicional, enquanto a outra usa efeitos e tende mais para o extremo black metal. Confira um clássico do Iron Maiden na versão do Cradle of Filth.

IRON MAIDEN
Antes de Bruce Dickinson dar seus pitacos nas letras, grande parte das composições ainda ficava (em grande parte) a cargo do baixista Steve Harris. Muito inspirado em crença, (falta de) fé, questionamentos, céu, inferno, profano e sagrado, o disco “The Number of the beast” é um dos com maior enfoque nesses dilemas, incluindo a faixa título. “Hallowed be thy name” é a última música do disco, e é ainda considerada um dos grandes épicos que a banda fez ao longo da extensa carreira e discografia. Apesar de conter um verso do Pai Nosso, não faz exatamente referência à oração. Conta a história de um prisioneiro condenado à morte. Além de ser regravada pela própria banda e lançada em versões ao vivo, ganhou outras quatorze feitas por bandas como Dream Theater, Machine Head, Brown Brigade e a que veremos a seguir.

CRADLE OF FILTH
Apesar de parecer ter muito mais chão do que realmente tem, o Cradle of Filth não deixa de ser um dos expoentes do metal extremo. Só que, apesar de estar ativa e fazendo shows, não é tão mais relevante quanto no início dos anos 90, com discos mais focados e consistentes. Muito mais pendendo pro black metal, nos efeitos, trovões, intros, teclados e no vampirismo, o COF fez sua versão para “Hallowed be thy name” em 1998. A faixa saiu como lado B do disco “Cruelty and The Beast”. Sem dúvida, ficou diferente, é uma boa versão, mas não troco pela original.

Curtiu? espero que sim! Mande sugestões. Xingue, grite, comente e até o próximo post desta coluna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s