‘Brazuca’: o marketing disfarçado de escolha popular

Foi definido neste domingo o nome da bola da Copa 2014. Além dela, foi escolhido também o mascote do evento. A ação promovida pela fabricante Adidas vai contra uma campanha realmente popular em que o homenageado seria um dos grandes personagens da história do futebol brasileiro. Entenda como tudo isso aconteceu.

Apoiada em grandes nomes e com belo espaço na mídia, a bola da Copa do Mundo de 2014 já tem nome. Segundo matéria do UOL, em eleição popular através da Internet, ‘Brazuca’ foi escolhido pelos torcedores para batizar o objeto que será utilizado pelos jogadores no Mundial do Brasil. ‘Bossa Nova’ e ‘Carnavalesca’ eram as outras opções pré-definidas pela fabricante. A Adidas produz a concepção e a bola das Copas do Mundo desde 1970. Ainda segundo a matéria, o anúncio do nome  foi feito pelo ex-jogador Cafu, capitão do Brasil na conquista do pentacampeonato mundial, durante participação no programa Esporte Espetacular. O vencedor foi escolhido com 77,8% da preferência popular.

No sábado,1, a revista Veja mostrou a imagem do que seria a mascote oficial da Copa do Mundo de 2014. O tatu-bola foi o animal escolhido para representar o Brasil no evento da Fifa. Maiores detalhes sobre ele, conforme a publicação, serão conhecidos ainda neste ano, mais especificamente ainda em setembro.

ANTES DISSO, A GORDUCHINHA
Durante a Copa 2010, foi lançada a campanha popular para que a bola chamasse Gorduchinha. Desde então, a Gorduchinha 2014 ganhou site e adeptos nas redes sociais em apoio ao autor do termo, o jornalista Osmar Santos. Um dos maiores narradores da história do rádio esportivo brasileiro, a voz de Osmar traduzia a emoção que só uma partida de futebol pode dar. Em 94, ele sofreu um acidentes que o deixou impossibilitado de falar e atuar no que mais gostava. Sendo então o Brasil sede da Copa, nada mais justo que homenageá-lo em nome da história do esporte e do jornalismo esportivo, representando a todos os cronistas e jornalistas que contam diariamente o futebol nos grandes meios.

MAS, BEM…
Após a empresa Lew’LaraTBWA, agência de propaganda responsável pela campanha de divulgação, alegar que o nome ‘Gorduchinha’ já estava registrado como propriedade intelectual no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e não poderia ser utilizado para batizar a bola da Copa do Mundo de 2014, os idealizadores da campanha se manifestaram por meio do Facebook e divulgaram um comunicado esclarecendo que a marca pertence ao ex-locutor de futebol Osmar Santos, idealizador do bordão que atraiu o apoio de personalidades e torcedores brasileiros antes da escolha oficial dos nomes que batizarão a bola do torneio.
A Lew’LaraTBWA elaborou em parceria com a Adidas as marcas ‘Brazuca’, ‘Bossa Nova’ e ‘Carnavalesca’ para votação do público até o mês de setembro. Segundo os organizadores da campanha o objetivo sempre foi promover uma interação maior entre o público e os preparadores do Mundial no País, sendo qualquer outro nome teria de ser comprado do seu idealizador. A justificativa, entretanto, não foi bem recebida pelos apoiadores da ‘Gorduchinha’.
Após o programa ir ao ar, a manifestação foi imediata nas redes sociais dizendo,então, que o apelido da “Brazuca” será Gorduchinha.

Entendendo, mas não respeitando as manobras do marketing, confira abaixo o anúncio feito no Esporte Espetacular e também a íntegra da matéria no Globo Esporte.com inclusive com um anexo sobre a produção das bolas na fábrica da Adidas na Alemanha.

Com informações da Gazeta Esportiva

Um pensamento sobre “‘Brazuca’: o marketing disfarçado de escolha popular

  1. Nossa ja vi esse blog umas 3 vez,que gostoso esse blog,muito bem feito com detalhes no post etc e tal,gostei muito,alias to acompanhando deis que me recomendaram ele,alguem sabe me falar se esse aqui é bom ? http://rastreamento.org dizem que é pra rastrear carro,moto,pessoas,é que eu ja trabalho com isso e queria saber!!Grande abraço e ta de parabens o blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s