Mestres do cinema em exposição

É a última semana para curtir “Georges Méliès, o Mágico do Cinema” no Museu da Imagem e do Som (MIS) e “Tutto Fellini” no Sesc Pinheiros. Um é gratuita e outra tem ingressos a 4 reais. Ambas ficam em cartaz até 16 de setembro. Agendaí!

ILUSIONISMO E MAGIA COM GEORGES MELIÉS
A trajetória do francês Georges Meliés e de suas invenções revolucionárias no cinema podem ser vistas na exposição “Georges Méliès, o Mágico do Cinema”. Além de cartazes, figurinos e desenhos originais, a organização criou um espaço interativo com roupas e cenários para os visitantes soltarem a criatividade e criarem filmes de 30 segundos. Na exposição, o visitante vai poder acompanhar o passo a passo das ideias criativas do artista e assistir a um dos filmes mais famosos do francês: “A Viagem à Lua”.

Meliés fez mais de 500 filmes, mas boa parte do material foi perdida. A exposição traz 11 deles – mas é o suficiente para curtir o trabalho de alguém que sempre esteve à frente do seu tempo. O artista foi muito lembrado recentemente porque foi personagem do filme “A Invenção de Hugo Cabret”. Na história, ele é um inventor de efeitos especiais num tempo em que o cinema nem sonhava com tanta tecnologia. A ficção representa bem o que foi Meliés na vida real. O cinema colorido foi desenvolvido só na decada de 30, mas bem antes o artista também inovou pintando os negativos a mão.

POESIA E CRÍTICA SOCIAL COM UM MESTRE ITALIANO
Frederico Fellini foi um dos mais importantes cineastas europeus, considerado ainda influência para outros diretores, músicos e artistas. Sua extensa fillmografia, imortalizada em 40 anos de produção (de 1950 a 1990) tem grandes títulos como “A Estrada da Vida” (1954) e “A Doce Vida” (1960), o mais conhecido dele.

As obsessões de Fellini percorrem a exposição em fotos, objetos de filmagem e trechos de filmes, que não segue um padrão cronológico, mas está dividida em quatro núcleos. “Cultura popular” conta com os primeiros trabalhos do cineasta como caricaturista e referências a costumes italianos como desfiles religiosos, jantares fartos, o circo, a mídia e os quadrinhos. “Fellini em ação” traz imagens dos bastidores das filmagens e as escolhas de roteiro e trilha sonora. “A cidade das mulheres” e “A invenção biográfica” retratam os personagens mais marcantes do diretor – a primeira foca nos femininos, de prostitutas a mães.

.:.
SERVIÇO
Georges Méliès, o Mágico do Cinema

Museu da Imagem e Som
Avenida Europa, 158, Jardim Europa
(11) 2117-4777
Terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Ingressos R$ 4

Tutto Fellini
Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195
(11) 3095-9400
Terça a sexta das 10h30 às 21h30, sábados das 10h30 às 21h e Entrada franca

Com informações do G1 e UOL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s