10ª edição do Curta Santos

O festival Curta Santos chega neste ano à sua 10ª edição e será realizada entre 17 e 23 de setembro. Pela primeira vez, a programação terá longas-metragens brasileiros e o destaque é a Mostra Curta Santos F.C. que celebra o centenário do clube com filmes que tenham o time de futebol como tema. Confira!

Foram mais de 800 obras inscritas e analisadas pela comissão avaliadora, resultando em 70 filmes selecionados que serão exibidos durante o festival, divididos em oito mostras de curtas-metragens e uma de longas-metragens. Na mostra de longas, novidade do festival, serão exibidos “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Beto Brant e Renato Ciasca; “Febre do rato”, de Cláudio Assis; “Vou rifar meu coração”, de Ana Rieper; “Augustas”, de Francisco Cesar Filho; e “A laje dos sonhos”, de Raquel Pellegrini. Na mostra Curta Escola serão exibidos curtas-metragens produzidos em colégios santistas. O festival conta ainda com as mostras Novos Olhares, Olhar Brasilis, Olhar Caiçara, Videoclipe Brasilis e Videoclipe Caiçara. Além da mostra especial com filmes com o ator Selton Mello, estão entre os homenageados o ator Sérgio Mamberti e o jogador Neymar que terá estrela na Calçada da Fama.

ESPECIAL FUTEBOL E SANTOS F.C
Duas mostras competitivas homenageam o time do Santos no ano de seu centenário. Uma delas é a mostra Curta Minuto, como o nome diz, com filmes de até um minuto de duração. Confira os filmes do Curta Santos:

CURTA CONVIDADO: VILA
Direção: Macaue
15’00” Ι documentário Ι digital Ι cor Ι Santos – SP Ι 2012
O filme documentário “VILA” conta a história dos vizinhos do estádio da Vila Belmiro. Aqueles que viram o estádio ser construído. Aqueles que vivem dos jogos. Aqueles que não se mudam de lá por nada. Os jogadores e seus fãs. O tumulto em dia de jogo. A história de Dona Tuca, Maloca, Seu Maneco, Seu José Roberto, Dona Maria Helena, Seu Didi, Seu Constantino, Dona Onofra, Alemão, Léo, Alexandre, João Carlos, Paulo Roberto e Dona Nilza através deste filme documentário de curta metragem. O filme estreia no festival com a presença do presidente do Santos e do jogador Neymar.

MENINOS DA FILA
Direção: Ciro Hamen
10’00” | documentário | digital | cor | Santos – SP | 2012
Depois de 1984 o Santos amargou 18 anos sem ganhar títulos de expressão. Nesse tempo uma geração inteira nasceu e cresceu sem poder gritar “É Campeão”.

A MÍSTICA DO ALÇAPÃO
Direção: Cauê Goldberg
05’00” | documentário | digital | cor | Santos – SP | 2012
Abrem-se as cortinas e mais um espetáculo na Vila Belmiro. Por meio das palavras de quem construiu sua história ao lado do Santos FC, a mística do alçapão é explorada neste documentário. Serginho Chulapa já atuou no São Paulo, mas foi no alvinegro praiano que se identifitcou com a torcida. Xakrinha e Alemão são figuras ímpares na região e não escondem seu amor pelo clube.

INVISÍVEIS DA VILA – OS CRAQUES DO SANTOS QUE VIVEM NO ANONIMATO
Direção: Manuella Tavares
10’11” | documentário | digital | cor | Santos – SP | 2012
Qem assiste a jogos de futebol está mais do que acostumado aos lances de tirar o fôlego. São dribles, jogadas fenomenais, gols antológicos e a história do Santos FC se une com a do futebol brasileiro. “Invisíveis da Vila” mostra quem são os personagens ocultos nesta trama, aqueles que correm contra o tempo para realizar o espetáculo do futebol santista. Este documentário apresenta histórias de peças fundamentais na Vila Belmiro e seus complexos.

SANTOS PARA SEMPRE NA PELE
Direção: Bruno Curti e Lorraine Lopes
09’54” | documentário | digital | cor | Santos – SP | 2012
Em 1912 nasceu o time brasileiro mais conhecido do mundo, o Santos Futebol Clube. Durante anos, o clube fez história no futebol brasileiro, e com isso milhares de pessoas passaram a torcer pelo time. Alguns torcedores são tímidos, outros extravagantes, até mesmo exagerados. Mas todos têm em comum o fanatismos pelo alvinegro praiano. O documentário mostra a forma que alguns torcedores escolheram para se tornar,digamos, mais santistas. Independentemente da classe social, idade ou sexo, os personagens expressaram o amor pelo time na pele, através de uma tatuagem. O filme relata como foi a escolha de cada desenho, o local do corpo onde a tatuagem foi feita e o porquê os torcedores resolveram eternizar o amor pelo clube para sempre na pele.

A programação do Curta Santos é gratuita e oferece sessões de curta, média e longa-metragem, mesas redondas, oficinas e debates com profissionais da área. Confira a programação completa. E para acompanhar as últimas notícias sobre o festival, visite o portal do evento ou o Facebook e o Tumblr. Abaixo a gravação da vinheta com três craques do time convocando para o festival.

Com informações da Ancine

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s