Exposição Ibope 70 anos

Sob a curadoria de Marcello Dantas, o Ibope promove a exposição “Opinião – O que o Brasil acha do Brasil”. A mostra acontece no Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo, até dia 18 de novembro.

A mostra reúne resultados de pesquisas do instituto que retratam o desenvolvimento da sociedade brasileira se tratando de opinião e audiência de mídia, consumo (relembrando também campanhas publicitárias de marcas nacionais e seus jingles de sucesso), política e comportamento – passando por assuntos polêmicos, como o homossexualismo, aborto e política.

A linguagem interativa e imersiva da mostra foi desenhada por Marcello Dantas, criador de museus e exposições como o Museu da Língua Portuguesa, Museo del Caribe, Museu do Homem Americano, Museu das Minas e do Metal e Museu das Comunicações, além de exposições de grande porte como Bossa na Oca, Água Na Oca, Roberto Carlos, PeléStation, Pavilhão do Brasil na Expo Shanghai, entre outras.
Os dados são levados ao público através de objetos, painéis, dinâmicas de jogo, mídias audiovisuais e produtos. “O grande desafio foi transformar números em uma exposição, e pensar em uma linguagem acessível para lidar com um trabalho tão complexo quanto o do Ibope”, acredita Dantas.

DEU IBOPE!
Os visitantes da exposição vão conhecer a evolução dos métodos de medição de audiência no país e os aparelhos peoplemeters (medidores) que já passaram pelos domicílios brasileiros. Além disso, um robô mostrará, em tempo real, como é a atual tecnologia de coleta e reporte dos dados de audiência. Já na ala que simula um supermercado, o visitante vai encontrar nas prateleiras os produtos mais populares do país nos últimos 70 anos. A interatividade da exposição permite que o visitante leve o produto até um leitor de código de barras e relembre o seu anúncio na TV e no rádio.
Na seção Pitacos será exibida a evolução das opiniões dos brasileiros sobre questões polêmicas ao longo dos anos, como reforma agrária, alimentos transgênicos, aborto e homossexualismo. Já os bastidores da realização de pesquisas serão conhecidos no Confessionário, onde os colaboradores do IBOPE contam, em vídeos, histórias sobre situações curiosas que passaram durante a coleta de dados.

IBOPE E  A TELEVISÃO
Os maiores sucessos da televisão brasileira também serão relembrados. Televisores mostrarão os programas que registraram grande audiência, como coberturas jornalísticas, conquistas esportivas e novelas, entre outros.
E no ano em que o rádio completa 90 anos, uma jukebox vai tocar as dez músicas mais ouvidas pelos brasileiros em cada ano, entre 1942 e 2012. O visitante seleciona um mês e um ano e escuta a música mais tocada nas rádios naquela época, que passam por artistas como Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga e Nara Leão, além de gêneros como bossa nova, samba-canção e rock.

.:.
SERVIÇO
Opinião – O que o Brasil acha do Brasil

Até 18 de novembro de 2012
Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo-SP
Horário: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada até as 16h.
Ingresso: R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e pessoas com deficiência | Recomendado para crianças a partir de seis anos

Com informações do Meio e Mensagem e Secretária da Cultura de SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s