Exposição 30 anos de Circo Voador

O Circo Voador,  um dos principais points de show no RJ, vai abrigar entre os dias 27 de setembro e 27 de novembro uma exposição  sobre seus trinta anos. São fotos, vídeos e memorabília que fazem referência às três décadas de contribuição cultural e que poderão ser apreciados pelo público durante os shows da lona.

HISTÓRIA
O Circo Voador nasceu no verão de 1982, na Praia do Arpoador, em Ipanema, como um espaço para música, artes e teatro. Transferido para a Lapa, no Centro do Rio, quando o local estava esquecido e só era frequentado por prostitutas e travestis, logo se transformou no berço do rock nacional dos anos 80. Associado à Rádio Fluminense FM, que tocava as bandas novas em sua programação, a casa de shows impôs o rock como alternativa para a juventude que começava a colocar as mangas de fora, nos últimos anos da ditadura militar.
De lá para cá permanece como um oasis para a música de boa qualidade, diversificada e não necessariamente ligada aos padrões comerciais. Em 1996, depois de uma confusão envovendo o comitê de campanha do recém eleito prefeito Luiz Paulo Conde e os fãs das bandas Ratos de Porão e Garotos Podres, o Circo foi fechado e só voltou a ser aberto, totalmente reconstruído, em julho de 2004.

EXPOSIÇÃO
Uma exposição fotográfica vai contar a história do Circo Voador. Parte das comemorações do aniversário da casa de show carioca, berço do rock nacional dos anos 80, a mostra “Circo Voador 30 anos” tem 68 fotos selecionadas pelos curadores Felipe Varanda e Lena A, a partir de imagens pesquisadas em jornais, no acervo do Circo e com fotógrafos que registraram a história.
As imagens serão expostas em andaimes, numa referência à antiga estrutura da lona, que durou 14 anos, entre 1982 e 1996. Três telões irão exibir vídeos históricos, onde o público poderá ouvir com fones trechos de shows que marcaram a história da casa.

INAUGURAÇÃO
Hoje, 27/09, uma festa só para convidados vai marcar a inauguração desta mostra com shows do BondeSom e do Pedro Luís. E você pode ser convidado para essa festa.  Cadastre-se no site no campo “promoções” e mande um email para promocirco@gmail.com com uma foto que você tenha feito do Circo Voador e concorra a um par de ingressos para curtir de primeira mão esta exposição. A partir de 28/9 a exposição é aberta ao público.

Para qualquer informações sobre esse evento e agenda de shows, acesse o site do Circo.

Confira alguns shows que rolaram, alguns para gravação de DVD, nesses trinta anos de história:



Com informações do Rock em geral

Um pensamento sobre “Exposição 30 anos de Circo Voador

  1. Pingback: Cenário acervo 30 anos Circo Voador. | Projetos criativos……

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s