Cinema e esporte no Festival do Rio

Futebol, surf, skate e Jogos Olímpicos tem mostras especiais dentro da programação de um dos mais importantes eventos de cinema do Brasil. O Festival do Rio começou no dia 28 e vai até 11 de outubro. Confira os filmes de esporte em destaque.

  MOSTRA ‘MIDNIGHT SURF’
Esporte que naturalmente rende belas imagens, o surfe ganhou uma mostra exclusiva – a Midnight Surf. São nove documentários que se concentram na história da modalidade através de fotos – “Achados e perdidos”, “O despertar da Terra” e “Brasil surf”, sobre a primeira publicação brasileira sobre o assunto -; ecologia – “Fabricando o surfe” e “Mentes na água” -, e filosofia – “Azul da cor do mar”. A tocante transformação que o surfe causou na Papua Nova Guiné é tema de “Farpas”.

SKATE
Outro esporte radical, o skate, também tem espaço no Festival do Rio. Dentro da mostra Retratos – longas-metragens será exibido “Dalua Downhill”, sobre a jornada de Douglas Rodrigues da Silva, ou simplesmente Dalua, em busca do título mundial do downhill – a modalidade em que o skate desce uma ladeira acima dos 100 km/h.

OLÍMPICOS
Exibidos em Londres antes dos Jogos Olímpicos, os filmes da mostra Olympic são um mergulho no universo da cidade. Literalmente, como no filme “O nadador”. A paixão pelo futebol e a cultura urbana da cidade são destacadas, respectivamente, em “Corrida de obstáculos” e “E se…”. “Londres, Babilônia moderna” relata a construção da identidade londrina e “A odisséia” fala especificamente sobre a jornada olímpica, desde a escolha da sede até o início dos Jogos.

Uma das maiores polêmicas da história olímpica é retratada em “9.79”. Esse foi o tempo cravado pelo canadense Ben Johnson para vencer a final dos 100 metros do atletismo em Seul, em 1988. Recorde mundial e medalha de ouro que foram pulverizadas no dia seguinte após o resultado positivo de seu exame antidoping. O filme entrevista os finalistas da prova, como o brasileiro Robson Caetano, o americano Carl Lewis e o próprio Ben Johnson. O documentário está da mostra Reino Unido UK-Brasil.

Produção norueguesa de 2010, “O goleiro de Liverpool”, da mostra Geração, conta a história dos garotos de uma escola vidrados em um álbum de figurinhas de futebol que fazem de tudo para conseguir a figurinha mais difícil da coleção – a do goleiro dos Reds. Bem menos inocente e quase surreal é o documentário “O Bello Vista”, co-produção do Uruguai e da Alemanha. Depois de rebaixado, a sede do clube de futebol vira um bordel de travestis e logo depois uma capela. O filme faz parte da mostra Première Latina.

Confira horários e locais de exibição no site do Festival do Rio e a programação em pdf.

Com informações do blog Meio de Campo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s