Fotografia e investigação em ‘Polissia’

Definido como ‘um choque constante de realidade’, o premiado filme francês “Polissia” tem estreia nos cinemas brasileiros nessa sexta-feira. O drama relata a rotina de uma fotógrafa e jornalista investigativa com acesso à rotina da divisão da polícia de Paris que cuida de crimes de abuso de menores. Confira mais detalhes e o trailer.

Premiado em vários festivais mundiais, incluindo Cannes, o filme não é inédito no Brasil já que foi exibido no Festival do Rio de 2011. Mas é novidade no circuito comercial.

O FILME
O título do drama “Polisse’ escreve a palavra “polícia” errado porque o seu tema são crianças, em sua maioria, em idade de alfabetização. A própria diretora Maïwenn interpreta Melissa, fotógrafa e jornalista que documenta os casos vistos no filme – pedofilia, tráfico, prostituição – são inspirados em fatos reais , e sua ficcionalização espelha os dramas de disfunção familiar vividos pelos vários protagonistas, como a policial que não consegue engravidar ou o policial, à beira de um divórcio, que mal vê a filha.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como o filme lida com questões cheias de pormenores (as duas cenas iniciais ilustram como é difícil usar testemunhos de crianças em casos de abuso, e colher depoimentos exatos e claros se torna ainda mais crucial), pegar apenas os fragmentos do que se vê e do que se ouve deixa tudo mais angustiante. O impacto inicial positivo de Polissia vem daí. É um filme muito eficiente na forma como usa o naturalismo (as atuações do elenco são uniformemente boas, favorecidas pela fluidez da câmera) para escolher quais informações nos dará ou nos sonegará. De qualquer forma, é um thriller que dá um sacode chocante na nossa enfadonha realidade.

Confira o trailer e consulte a programação das salas da sua cidade para conferir.

Com informações do Omelete

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s