Homônimas #11 – Rush x SLF

Clássicos! Cada um no seu estilo e na ativa, Stiff Little Fingers e Rush são dois monstros da história do rock/punk. Nesse duelo de gigantes, qual “Nobody´s hero” é melhor?

>>RUSH
O Rush nunca foi super popular, mas nunca deixou de estar em evidência. Inventivos, com MTV, mídia e tecnologia a mão, não deixaram de usar de recursos a seu favor, e “Countparts” deu um reinício a carreira deles que clamava por novidades. Apesar de não ser o único desse disco, “Nobody´s hero” é um dos hits mais conhecidos desse período. A letra homenagem e o clipe sombrio contam uma história triste. Aliás, duas envolvendo um integrante da banda. A primeira parte do som fala da morte de um amigo de Neil Part (baterista), Ellis, que morreu de Aids na Inglaterra. Eles se conheceram quando Neil morou em Londres. E a segunda fala da morte de Kristen French, assassinada em 1992 na cidade natal de Peart, Port Dalhousie, no Canadá. Ela foi uma das vítimas do brutal serial killer Paul Bernardo. O crime chocou a comunidade pela crueldade, humilhação e degradação do corpo da garota de apenas 15 anos.

>>STIFF LITTLE FINGERS
Para quem não sabe, o SLF é uma banda ícone do punk 70´s. São da Irlanda e tem mais mudanças de formação do que discos gravados nesses mais de 30 anos de estrada. Poucos, mas emblemáticos como “Nobody´s hero” de 1980. Mesmo não estando no circuito londrino da cena, o sucesso de hits do primeiro disco como “Suspect Device”, “Johnny was” e “Alternative Ulster” não passaram imunes. Avessos a alvoroços e grandes aparições, gravaram a faixa título com a intenção de deixar claro que não queriam ser herói, referência ou estrela de ninguém. Como outras bandas da época, punks ou não necessariamente, foram convidados para uma apresentação no programa de TV Top of The Pops e escolheram justamente “Nobody´s hero”. Hoje o vocal Jake Burns e banda são senhores pançudos, mas na ocasião eram magrelos desbocados que tocaram com a bateria na frente do vocal, tudo para ser punk e do contra. Veja como foi.

Dois grandes sons. Cada um com a sua revolução. Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s