O original e o cover #31

A original é francesa e ganhou recentemente homenagem em filme. Traduzida para o inglês, virou clássico na voz de Frank Sinatra e do Rei Elvis Presley. Sid Vicious fez a cover escrachada da canção que também foi traduzida para o português pelo Camisa de Vênus. Confira a original e os vários covers de “My Way”.

>>CLAUDE FRANÇOIS
Claude foi (ainda é) um ídolo adorado na França. Fenômeno de vendas, o cantor lançava mais de um disco por ano. Em 1968, lança o primeiro single – que depois tornou-se grande sucesso  é o mais marcante e conhecido – “Comme d’habitude” em parceria com Jacques Revaux. O clima de despedida enfatiza a briga e separação de um casal. Numa fatalidade e no auge da carreira, Claude se acidenta ao secar o cabelo dentro da banheira e morrer eletrocutado com o próprio secador. A música ganhou reconhecimento póstumo com ares de clássico e premonição.
Claude ganhou uma cinebiografia, em cartaz nos cinemas brasileiros. “My way – o mito além da música” conta a trajetória do cantor, do início à histeria. Confira o trailer.

>>FRANK SINATRA
A versão do sucesso francês para o inglês foi feita pelo cantor Paul Anka. Ele viu na TV uma apresentação de Claude e adquiriu os direitos da canção. Feita em produção no estúdio de Anka em 1968, a música  ganha o título de “My way” e a voz de Frank Sinatra. Vira sucesso mundial.

>>ELVIS PRESLEY
A versão de estúdio de Elvis Presley foi gravada em junho de 1971 e lançada só em 1995 no disco “Walk A Mile In My Shoes”. Existem as versões ao vivo do show do Hawaii que foi lançada no disco ao vivo em 1973 denominado “Aloha from Hawaii” e outra lançada em 1977 em um compacto simples com “America The Beautiful” no “lado B”, não se esquecendo da versão do disco “Elvis in Concert”, ao vivo de 1977.

>>SID VICIUS
Existem poucos registros do furacão Sex Pistols. E para Sid Vicius cantando é somente essa versão tiração de sarro de “My way”.No filme do grupo, The Great Rock’n’Roll Swindle, de 1980, o então baixista da banda canta a versão punk da música.

>>CAMISA DE VÊNUS
Admirador de Elvis e Sinatra, o cantor e compositor Marcelo Nova regravou a musica “My Way” em uma versão brasileira em 1986 no album “Viva” da sua banda, Camisa de Vênus. A letra é em português, mas o título se manteve no inglês.

Além dessas versões, “My way” é um dos clássicos da música mais regravados da história. Ganhou outras versões conhecidas como a do Gipsy Kings que a transformou em “A mi maneira” e dos Três Tenores em 1994, num show gravado em Los Angeles e com Frank Sinatra na plateia. É isso, amiguinhos, até o próximo “O original e o cover”!

Com informações da Wikipedia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s