Homônimas #12 – Nirvana x Evanescence

Lítio, elemento químico usado em baterias e no tratamento bipolar. Pensando nessa última utilidade, está explicado o fascínio de algumas bandas. No ‘Homônimas’ de hoje, qual “Lithium” deu mais química: Evanescence ou Nirvana?

EVANESCENCE
O lítio do Evanescence está no segundo disco da banda, “The open door” de 2007. De autoria de Amy Lee, a letra, segundo ela, não pessoal, fala do medo de ser feliz, do que números, metáforas e referências podem fazer para que as coisas se tornem possível, apesar da dor e tristeza que imperam. A quem interessar possa, Amy declara que jamais usou lítio ou precisou passar pelo efeito do metal para escrever a música. Muito parecido com o clipe de “Going under”, outra faixa bastante conhecida deles, “Lithium” foi gravado em um cemitério fazendo referências ao gótico que sempre foi usado no visual deles.

NIRVANA
Ao contrário do Evanescence, a “Lithium” escrita pelo vocalista Kurt Cobain é cheio de referências pessoais. Além de problemas familiares, ela foi inspirada em relacionamentos mal sucedidos. É também uma das músicas que Kurt declarou utilizar mais poesia, referências artísticas misturadas a coisas que ele viveu e sentiu. O biógrafo Michael Azerrad diz que o título tem a ver com a famosa frase de Karl Marx dizendo que a religião é o “ópio do povo”. Isso porque Kurt diz que após ser largado pela namorada, o personagem da música se torna religioso, todos os seua atos e esse apego o afasta dos maus pensamentos e suícidio. Apesar de triste e obscura, a faixa está no barulhento “Nevermind” de 1991, destoando completamente de outros hits repletos de distorção deste disco.

Curtiu? Essa é a ideia! Até o próximo “Homônimas”!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s