Playlist da semana #42 – R&R Hall of Fame

No início deste mês foi divulgada a lista de futuros artistas que farão parte do Rock and Roll Hall of Fame. Americano tem um conceito de rock que nunca vamos entender, por isso, além de alguns mais que justificados, equívocos. Na Playlist de hoje, os relevantes e os erros de percurso do HOF.

Para entender: Os mais famosos artistas, produtores, compositores e disc jockeys de rock and roll são homenageados no Hall da Fama e Museu do Rock and Roll. Foi em Cleveland, em 1951, que o disc jockey Alan Freed popularizou a expressão “rock and roll”. E não é por acaso que a cidade é o lar do impressionante museu de aço e vidro projetado por I. M. Pei. O museu fica aberto 363 dias do ano, só fecha para os feriados de Ação de graças e Natal. Tem como por objetivo de ser a casa da celebração e estudo do rock n´roll. O local que abriga além de toda a memorabília e curiosidades, fotos e sons do rock desde sua raiz (algo muito valorizado pela direção do museu) e fundação até os dias atuais, tem também um calendário de eventos e exposições como uma sobre a evolução da tecnologia de aúdio, além de cursos para iniciantes e até para professores usarem a música (rock, claro) como parte de suas aulas. A lista dos melhores e dos nomes que serão agregados ao acervo do museu, é feita desde os anos 80. Mas o museu mesmo abriu suas portas em 1995. Sempre no início de cada ano, são anunciados os melhores e aí é que mora a polêmica. Mas, vamos aos indicados:

>>DEEP PURPLE
Com mais de 40 anos de estrada, várias mudanças de formação, mas ainda resistindo ao tempo, é bem provável que o Deep Purple entre para o Hall of Fame, especialmente por causa da morte do Jon Lord em julho deste ano. Já passou da hora de terem esse reconhecimento!

>>HEART
Essa é outra que demorou para estar entre os possíveis eleitos ao seleto Hall. Apesar de ostracismo dos anos 90, a banda voltou a plena forma nos anos 2000 ainda comandada pelos irmãos Ann WilsonNancy Wilson, respectivamente, vocalista e guitarrista da banda. Estão em atividade e com disco novo lançado este ano. Segue na playlist um dos maiores clássicos deles.

>>JOAN JETT & THE BLACKHEARTS
A única ex-Runnaways que continuou dando certo tem total merecimento por sua carreira brilhante e por nunca ter perdido a pegada rock n´roll apesar do tempo de estrada. E no mais porque é sempre bom ter mais mulheres representando a classe com estilo. Meu voto é da JJ!

>>PROCOL HARUM
Bom, de nome você pode se ligar mas o som mais famoso deles (aí no vídeo) com certeza você já ouviu. Os também sessentistas e veteranos ingleses estão na estrada desde 67 e, também apesar das inúmeras mudanças de formação, seguem produzindo e fazendo shows. O último disco, “The wheels of fire” é de 2003. No saudosismo, música de bailinho mode on!

Agora, antes do desfecho genial, segue alguns dos equívocos do RRHOF! Apesar dos méritos de cada um, vamos ser coerentes?

>>RANDY NEWMAN
Randy é um compositor, pianista, cantor e multi artista pop conhecido e adorado nos EUA. Ganhou fama também por suas inúmeras participações e criações de trilhas sonoras, especialmente de desenhos como “A princesa e o sapo”, a série “Toy Story” e “Monstros S.A”. Randy segue mais que produtivo no cinema e adicionando mais discos e coletâneas em sua já extensa discografia. Apesar de fora do contexto, é um dos fortes candidatos a conquistar o seu lugar no Hall.

>>THE METERS
Apesar da pegada blusera, o The Meters é um dos pilares do funky e música black americana. De 60 e 77 foram initerruptos 17 anos de sucesso e muitos discos. Nas décadas seguintes, a banda entrou num hiato e ostracismo e renasceu nos anos 2000 lançando inclusive discos novos. Merece, é do suingue, mas distoa, bora combiná!

>>KRAFTWERK
Se parecia estranho esses dois anteriores, espere pra ver esse e o próximo. Se pop e funky não foram esquisitos o suficiente, o que explica a presença de uma banda alemã de música eletrônica na lista? O quarteto Kraftwerk é certamente inovador, percussor de várias técnicas no estilo, já que comeaçaram lá na década de 70, mas bem, não para o reconhecimento do Hall do Rock n´roll, né? No dos excêntricos levariam fácil!

>>PUBLIC ENEMY
Rá! o que eu falei? Não bastasse o pop, o funky e o eletrônico, tem também…o RAP! O Public Enemy é um dos mais duradouros e produtivos grupos do estilo. Começaram em 82 e estouraram mesmo cinco anos depois com o sucesso do primeiro disco junto com o single “Don´t believe the hype” e a união com o cineasta Spike Lee e seus videoclipes explosivos. É bem provável que os caras levem na votação popular depois da barulhenta volta à ativa feita esse ano com lançamento de disco novo. O Run DMC já é do Hall desde 2006 e o N.W.A. também é indicado para agregar o HOF em 2013. Vamo v…

>>RUSH
Além do Deep Purple, pela trajetória e o último disco, ninguém merece mais do que o Rush que há anos vem sendo injustiçado nessa indicação anual do Hall of Fame do Rock. Não há muito o que falar, qualquer ser humano na face da Terra sabe do valor desse trio e espera que eles finalmente sejam agraciados com essa nomeação. Fechando com chave de ouro,

Uma boa notícia: para que o comitê não erre sozinho (haha), pela primeira vez, o público terá direito de voto ao lado de artistas, historiadores e integrantes da indústria musical do corpo de jurados. Até dia 5 de Dezembro, os fãs podem votar no site da RollingStone.com . Os cinco mais votados farão parte da urna dos fãs, que será uma das mais de 600 urnas que determinarão a Class Of 2013. Os resultados serão anunciados no meio de Dezembro. O evento de entrada no Rock And Roll Hall Of Fame de 2013 acontecerá no Nokia Theater de Los Angeles no dia 18 de Abril.

Vota lá e até a próxima playlist! E Ah! veja a lista completa dos indicados no site da Roadie Crew.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s