Lars Ulrich, Hemingway e o filme na HBO

O escritor americano, Ernest Hemingway, autor do livro “For Whom The Bell Tolls” (inspiração para a canção homônima do Metallica) teve parte da sua vida retratada no filme “Hemingway & Gellhorn (2012), que será exibido no canal de TV por assinatura HBO no dia 27 de outubro, sábado, às 22h (horário de Brasília).

O álbum “Ride The Lightning”, segundo lançamento do Metallica, um dos melhores discos da banda, fala essencialmente sobre a morte. Uma de suas faixas é “For Whom The Bell Tolls”, inspirada (obviamente) no livro homônimo de Ernest Hemingway, escritor americano, que conta a história de Robert Jordan, personagem fictício também americano, professor de espanhol, que, ao se especializar no uso de explosivos se vê envolvido com a guerra civil espanhola e responsável pela explosão de uma ponte. O livro, embora ficção, tem algo de auto-biográfico, uma vez que Hemingway também teve participação nesta guerra. Assim como a música, este trata com acidez da estupidez da guerra e mostra os personagens horrorizados com as atitudes que são forçados a tomar diante de inimigos que são nada mais que seus iguais.

Ao lado de Hemingway, na época de criação desta obra estava Martha Gellhorn, obstinada correspondente de guerra, com quem ele se casa em 1940, divorciando-se (a pedido dela) cinco anos depois. Cita-se que a jornalista foi sua principal inspiração nesta época, inclusive para o livro do qual estamos falando.

O FILME

A HBO produziu e lançou no dia 28 de maio, memorial day, feriado nos Estados Unidos, o filme “Hemingway & Gellhorn”, que conta a conturbada relação do casal, que viajou pelo mundo, sempre em zonas de conflito, no breve período em que estiveram juntos. A obra tem a direção de Philip Kaufman, de “Os Invasores de corpos” e “A insustentável leveza do ser” e terá Nicole Kidman e Clive Owen nos papeis do casal. O brasileiro Rodrigo Santoro também terá uma participação no papel do espanhol Zarra, um professor republicano. Mas o mais curioso aqui é que este filme terá a participação de ninguém mais ninguém menos que Lars Ulrich, o baterista do Metallica, fechando um ciclo ao redor da renomada obra de arte.

Lars aparece como Joris Ivens, documentarista holandês que dirigiu o filme The Spanish Earth, filme institucional de 1937 a favor dos republicanos democraticamente eleitos, cujo roteiro também teria sido de Hemingway ao lado de John dos Passos, outro americano, amigo de Zarra (o papel do brasileiro Santoro).

O vídeo abaixo mostra o baterista em plena atuação no papel de diretor de cinema com Owen e Kidman.

Com informações do Whiplash.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s