Festival Internacional de Filmes de Esporte

De 25 a 28 de outubro, acontece no Rio de Janeiro o FIFE – 1º Festival Internacional de Filmes de Esporte. Iniciativa inédita no Brasil, o evento trará o melhor da produção do gênero num total de 36 filmes, entre longas e curtas, 15 deles participantes de uma mostra competitiva. Confira mais detalhes e programação.

Produzido e coordenado pela Pansport, o FIFE tem como objetivo difundir os filmes que tem o esporte como tema, enfatizando o trabalho e modificação social que a prática envolve.

PROGRAMAÇÃO
Dos oito longas que concorrem, apenas um é brasileiro. Em “Dalua Downhill”, os diretores Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel e Tiago de Castro contam a trajetória do speedboarder gaúcho Douglas Dalua, que em 2010 entrou para o Livro dos Recordes como o skatista mais rápido do planeta, com a marca de 113km/h atingida em Teutônia (RS). “Salam Rugby” conta a história de uma mulher jogadora de rúgbi no Irã. O filme viaja por sete mil quilômetros de paisagens do país islâmico, mostrando a rotina de mulheres que praticam um esporte cuja prática era proibida pelo governo por ser confundido com o futebol americano. No sul-africano “Otelo Burning”, um menino é forçado a optar entre o sucesso no surfe e a justiça no dia da libertação de Nelson Mandela. “Marathon Boy”, indiano, é a história verídica de ganância, inveja e sonhos perdidos de um garoto tirado de uma favela na Índia por seu treinador para se tornar um grande corredor.

Paralelamente à mostra competitiva, ocorrerão a “Porta Curtas” e a “Retratos”. Nesta última, a atração são filmes inspirados em personagens, como “Eder Jofre – Quebrando a cara”, de Ugo Giorgetti, e “O Grande Êxtase do Entalhador Steiner”, produção de 1974 do alemão Werner Herzog, um retrato do suíço campeão mundial e recordista de saltos de esqui Walter Steiner. Para quem imaginou que o futebol seria assunto dominante, a curadoria teve o cuidado de não excluí-lo. Além de longas documentais como o francês “Les arbitres”, que mergulha na intimidade dos juízes numa grande competição internacional, serão exibidos curtas documentais e a cópia em 35mm de “Garrincha, Alegria do Povo”, de Joaquim Pedro de Andrade. O filme, restaurado pelos filhos do cineasta, será agraciado com a “Guirlanda de Honra”.

EXIBIÇÕES
A programação do Fife, gratuita, será exibida no Espaço Itaú Cinema, Centro Cultural da Justiça Federal, Cine Santa, Sala Cândido Mendes e no Ponto Cine, em Guadalupe.
Maiores informações sobre dias, horários e novidades da programação e festival, no site oficial do FIFE ou no perfil do Facebook. 

Com informações do jornal O Globo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s