Polêmica e windsurf nas Olimpíadas

Esta cada vez mais confuso. Destaque nos Jogos Olímpicos de Londres, o windsurf que havia saído para dar lugar ao kitesurf voltou a ser incluso nos Jogos pela ISAF (Federação Internacional de Vela). A polêmica vai além das competições na água e outras modalidades podem ser prejudicadas pela decisão.

Enquanto a ISAF brinca de tomar decisões, as modalidades e, principalmente, o planejamento dos atletas para as futuras competições internacionais fica cada vez mais comprometido. O windsurf, oficialmente nas Olimpíadas, é a categoria RS:X da vela.

A ASSEMBLEIA
Segundo a reportagem da Folha de SP, a assembleia geral da ISAF realizada no sábado, 10 de novembro, em Dun Laoghaire, na Irlanda decidiu recolocar o windsurf masculino e feminino nos Jogos Olímpicos. A votação reverteu a decisão tomada em maio que retirou o windsurf em incluiu o kitesurf nos Jogos do Rio.

Na ocasião, a ISAF descreveu a mudança como uma “fantástica adição”, mas as federações de windsurf pressionaram os dirigentes para restabelecer a modalidade. O chefe da federação de vela de Israel, Yehuda Maayan, disse que, ao votar pelo kitesurf, delegações provavelmente devem ter se confundido ou não entendido o movimento por dificuldades de linguagem. A federação espanhola de vela já reconheceu que seu representante votou no kitesurf por engano.

CLASSE STAR
Mesmo tendo bons motivos para manter a classe Star nas Olimpíadas, a saída dos Jogos é praticamente certa. A entidade colocaria em pauta uma possível revisão do programa olímpico, desde que 75% dos membros da Isaf fossem a favor da abertura do debate. Mas, como a porcentagem não foi alcançada, a Isaf manteve as dez classes divulgadas em maio. O Brasil, particularmente, tem interesse na permanência da Star nos Jogos, já que esta classe proporcionou o maior número de medalhas para a vela do país na história do evento, com seis. A última foi com Robert Scheidt e Bruno Prada: bronze em Londres.

Confira a integra do relatório final da conferência no site da ISAF, em inglês.

Com informações do O povo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s