MoMA e o mapa da arte moderna

Uma parceria entre os curadores do MoMA e a Columbia Business School resultou na criação de uma espécia de rede social da arte moderna. O projeto, desenvolvido para a exposição Inventing Abstraction-1910-1915, que estará em cartaz no MoMA a partir do dia 23 de dezembro deste ano, é composto por uma série de infográficos que mapeiam as relações entre as linguagens artítiscas, as obras realizadas e também a amizade e colaboração que havia entre artistas, músicos e cineastas ligados à arte naquele tempo.

redesocialartemoma

Para mapear tudo isso, o MoMA convidou o professor Paul Ingram, da Columbia Business School, especialista em análise de redes através de métodos de Economia e Administração.

A exposição pretende celebrar os 100 anos de arte abstrata mostrando as obras antalógicas que foram marcos históricos no movimento artísitico, bem como uma retrospectiva completa contando uma história para além das obras de arte, através das conexões que haviam entre e por trás delas. O resultado do projeto será apresentado como um mapa explicativo dentro de um livro, lançado na abertura da exposição, e também em um site. Quando for ao ar, os usuários poderão clicar no nome da cada artista para enxergar suas conexões.

Acesse o site do MoMA e aguarde mais informações sobre o projeto.

Com informações do Brainstorm9

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s