Futebol e ditadura em “Memórias do chumbo”

A ESPN Brasil exibe entre os dias 18 e 21 de dezembro o especial  produzido por Lúcio de Castro: “Memórias do Chumbo – Futebol nos Tempos do Condor”, série de quatro capítulos sobre o futebol na época da ditadura militar. Confira mais detalhes.

memorias-de-chumbo

A SÉRIE
A série vai mostrar que os anos do condor estiveram presentes no futebol obedecendo a um receituário e ideário comum aos países que fizeram parte da sinistra multinacional do terror.  As mesmas práticas que foram adotadas pelos participantes em todos os setores das sociedades onde pousou se fizeram presentes no mais popular dos esportes. Umas das grandes convicções formadas ao fim de todo esse tempo em arquivos, entrevistas e leituras é a de como o aparelhamento e controle do futebol foi sistematizado e pensado ao longo das ditaduras militares do continente. Você vai ver isso na série “Memórias do Chumbo – O Futebol nos Tempos do Condor”.

Explicado didaticamente como se deu esse controle no capítulo que encerra, o quarto e último, sobre o Brasil. (Argentina, Chile e Uruguai antecedem). Se num primeiro momento o futebol não necessariamente esteve no campo de visão dos golpes militares (excetuando a Argentina, onde essa preocupação com o futebol se fez presente desde o primeiro comunicado), tão logo o poder se consolidava, os regimes enxergavam a necessidade de controle do futebol e o potencial de utilização. Documentos até aqui desconhecidos e entrevistas são definitivos para tal constatação.

PROGRAME-SE!
Confira mais detalhes da série na matéria do MSN Esportes. Acesse também o site da ESPN para conferir a chamada da série. No blog do Lúcio de Castro no site da ESPN também é possível conferir a reprodução de documentos e a investigação apurada do assunto.

“Memórias do chumbo” vai ao ar de terça, 18, à sexta, 21, às 20h. Confira a programação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s