Playlist da semana #49 – Obituários 2012

Na playlist de hoje, última de 2012, uma homenagem aos músicos do rock que nos deixaram esse ano.

rest-in-peace
>>JANEIRO
Mark Reale, o fundador e lendário guitarrista da banda Riot, faleceu em 25 de janeiro, em um hospital em San Antonio devido a complicações da doença de Crohn – uma doença que ele lutou durante muito tempo de sua vida. Ele tinha 56 anos de idade.

>>FEVEREIRO
Vários músicos foram embora em fevereiro: Luis Alberto Spineta, Tonmi Lillman, Davy Jones, do Monkees e Michael Davis  do MC5. Davis estava internado e faleceu de insuficiência hepática. Ele tinha 68 anos.

>>MARÇO
O guitarrista Ronnie Montrose, que formou a banda de mesmo nome e ajudou a lançar a carreira de Sammy Hagar, morreu em sua casa, na Califórnia, aos 64 anos. O agente do músico, Jim Douglas, afirmou à imprensa norte-americana que o artista havia tido uma recaída por causa de um câncer na prostata.

>>ABRIL
A comunidade da música ficou triste e se mobilizou em tributos a Jim Marshall. Apelidado de “Pai do Barulho”, Jim foi pioneiro por seu trabalho em amplificadores de guitarra utilizados por alguns dos maiores nomes do rock. Morreu aos 88 anos.

>>MAIO
No dia 4 de maio Adam Yauch, integrante dos Beastie Boys, perdeu a batalha que travava contra um câncer na glândula salivar. O músico, conhecido como MCA, tinha 47 anos. Um mês antes de sua morte a banda cancelou a apresentação durante a cerimônia de entrada no Rock and Roll Hall of Fame devido ao tratamento e a recuperação da última cirurgia de Adam.

>>JULHO
Em 16 de julho foi a vez de Jon Lord, ex-tecladista do Deep Purple, falecer aos 71 anos, após sofrer uma embolia pulmonar. Lord lutava contra um câncer no pâncreas, estava internado e faleceu na companhia de seus familiares em uma clínica de Londres.

>>AGOSTO
2012 também foi cruel com os fãs de hardcore. Em agosto, de causas não divulgadas, morreu aos 41 anos Tony Sly, vocalista do No Use For A Name. A banda havia passado pelo Brasil, na última tour com Tony, meses antes de seu falecimento.

>>NOVEMBRO
A fatalidade também pegou de surpresa os fãs de metalcore. Mitch Lucker, vocalista do Suicide Silence, morreu em 1 de novembro na Califórnia, nos EUA, aos 28 anos. Ele sofreu um acidente de moto e não resistiu aos ferimentos. Tragica e prematuramente também parte o jovem músico de jazz Austin Peralta. Ele havia passado pelo Brasil semanas antes com um show impressionante, primoroso e promissor. As causas de sua morte não foram divulgadas.

>>DEZEMBRO
Dezembro não passou sem levar dois grandes músicos. Mike Scaccia, guitarrista do Ministry, morreu após desmaiar no palco na noite de sábado, dia 22, quando se apresentava com a banda Rigor Mortis em Fort Worth, Texas. Segundo informações confirmadas por Bruce Corbitt (vocalista do Rigor Mortis) em sua página no Facebook, Scaccia morreu após sofrer um ataque cardiaco devido a uma doença cardiaca pré-existente. Igualmente triste a partida em 21 de dezembro de Lee Dorman, aos 70 anos de idade, baixista  que tocou no Iron Butterfly e no Captain Beyond. Não foi divulgada a causa de sua morte, mas, ao que consta, Lee tinha um histórico de problemas cardíacos. Junto com o Butterfly, ele deu um show de virtuosismo na Virada Cultural em maio deste ano em SP.

Grandes perdas. A Loudwire fez uma lista de outros músicos falecidos este ano, alguns citados aqui, outros que faltaram. Confira lá com detalhes. Que 2013 seja menos cruel com os músicos e com tantas mortes estúpidas desse estranho 2012. Nos vemos no ano que vem com mais playlists especiais!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s