Resenha Playstation 4

Já não é mais novidade. Depois de sete longos anos sem lançar um novo vídeo game, a Sony apresentou nesta quarta (20) e num ‘meeting’ ao vivo via streaming alguns detalhes e particularidades do Playstation 4. Veja o que esperar, o que ainda são rumores e quando o lançamento é previsto para chegar ao mercado.

ps4O foco, segunda a Sony, é “simplicidade, imediatismo, compartilhamento, integração e customização”. Mas, ao mesmo tempo que a novidade encheu de expectativas os fãs de games, o anúncio do lançamento do PS4 também deixou muitas dúvidas. Mas, primeiro, as novidades.

Todos os convidados e apresentadores do “Playstation Meeting 2013” foram unânimes em focar o lançamento em experiência. Mostrar como ao longo do tempo o Playstation evoluiu e pode proporcionar hoje (e com esse vídeo game) a experiência real de ser não só um simulador, mas um personagem atuante no jogo. Desde o lançamento do PS2 em 2000, a Sony quis se associar e fazer parcerias para criar uma plataforma que desse essa real sensação de liberdade e movimento. E, sem dúvida, a expectativa comercial do PS4 é reposicionar a Sony no mercado de games. E ser, pelo menos até o momento, um marco na história dos games como declarou o CEO e fundador do Digital World Research, P.J. McNealy na noite de quarta-feira durante o anúncio oficial. “Ainda há um segmento de mercado que gosta da marca, porém a participação deste mercado está encolhendo”, disse.

DESIGN E INTERATIVIDADE
Alguns rumores de que o controle desenvolvido para o PS4 teria sensores biométricos nos apertos de mão e um LCD touchscreen se confirmaram. As dúvidas sobre se seriam habilitados em dispositivos móveis também são afirmativas. O botão “share” também foi anunciado no vídeo de divulgação, mas não foi demonstrado como irá funcionar. A ideia é de compartilhamento é que seja feita em tempo real, direto nas redes sociais. Já que o foco principal inclui usar interatividade e liberdade de escolha para compartilhar, o jogador poderá acessar, sim, de smartphones e tablets. O que ficou no ar é o que diferencia o SmartGlass do conceito já utilizado pela Microsoft e quais as plataformas que vão ser compatíveis e utilizadas para essa conectividade proposta pelo lançamento. O que já é se sabe é que o console de mesa terá 8GB de memória RAM e que o jogador pode salvar o jogo e continuar usando outros recursos enquanto faz um download, por exemplo.

JOGABILIDADE
O grande problema é que a Sony não confirmou e nem demonstrou as afirmações do Wall Street Journal que disse que os jogadores poderiam interagir em multiplaformas e jogar simultaneamente em consoles e smartphones. Então, a parte prática da chamada “experiência viva e real de proporcionar desafios, sentir o funcionamento customizado” enfatizada por Jonathan Blow, um dos desenvolvedores do PS4, ficou devendo mostrar como irá funcionar na realidade.

MEETING” E A EVOLUÇÃO DO PLAYSTATION
Outro desenvolvedor, David Cage, comparou a evolução do cinema para explicar como chegaram no conceito do novo Playstation. “O que queremos não é só assistir, é viver a experiência. Como o cinema, o jogo é movido por emoção. E quisemos captar e transformar de forma multifacetada a tecnologia que o cinema mostrou ao longo dos anos que era possível usar e fazer”.  Vários outros convidados e representantes das empresas parceiras no desenvolvimento do PS4 estiveram presentes. Um deles foi Yoshinori Ono da Capcom, empresa criadora do “Devil Man Cry” nos anos 2000, que disse que o “o desafio de todos os desenvolvedores foi não perder o objetivo original das plataforma Playstation e criar algo ainda melhor com as ideias que tinham sobre melhorar a experiência do game”. Shinji Hashimoto da Square Enix ,desenvolvedor do “Final Fantasy”, também subiu ao palco para falar que o jogo já está em desenvolvimento e com novidades para o PS4.

Um ícone dos desenvolvedores de games, Chris Metzen da Blizzard Entertainment, foi um dos últimos participantes do ‘Meeting’ a anunciar que a empresa também está trabalhando em um novo projeto para melhorar ainda mais a proposta de “ter o jogo dentro da sua sala, jogar com os amigos e partilhar com uma comunidade apaixonada por game, que ajuda no desenvolvimento e na evolução das plataformas”. Mas quando e como só aguardando o anúncios das próximas novidades.

NOVOS JOGOS E COMPATIBILIDADE COM O PS3
A Sony foi enfática em afirmar durante o ‘meeting’ que os jogos “Final Fantasy”, “Watch Dogs”, “Diablo III” e “Deep Down” ,já disponíveis para PS3, serão compatíveis com o Playstation 4. A única novidade em termos de jogos foi o “Driveclub” e o ‘InFamous Second Son”, rapidamente apresentados por vídeos no telão. A previsão é que dêem a sensação de ‘direção em primeira pessoa’ e experiência de superpoderes e teletransporte. O que mais intrigou os game lovers foi o fato exatamente da falta de jogos – o atrativo básico que poderá fazê-los até esquecer o fato de que alguns dólares a mais podem ser desembolsados no caso de não conseguiram prover e integrar o Ps4 com os aparelhos ja existentes. A experiência visual no ‘Meeting’ foi impressionante e certamente aguçou a curiosidade. Só faltou mostrar como ela vai funcionar na prática e se a empresa e parceiras vão ser capazes de colocar em prática e a tempo do lançamento todas as ideias maravilhosas apresentadas.

E QUANDO CHEGA?
Já que a Sony propriamente não firmou uma data, as especulações continuam. O certo é que será ainda em 2013, em novembro, e primeiramente para o mercado americano. Também não há previsão exata de valor já que os recursos necessários e compatibilidade não foram pontuados e demonstrados pela empresa. Enquanto isso, reveja o Meeting e acompanhe as novidades do PS4 no blog oficial no site do Playstation.

E se você perdeu ou não viu, confira também o vídeo oficial de divulgação do PS4.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s