Lançamento no Museu do Futebol

O lançamento do livro ‘Museu do Futebol: Arquitetura e requalificação no Estádio do Pacaembu’, de Marianne Wenzel e Mauro Munhoz,  acontece nesta segunda, 25, no Museu do Futebol.

Capa-do-livro-Museu-do-Futebol

De autoria de Marianne Wenzel e Mauro Munhoz, publicação traz história do bairro e do estádio, além do projeto de reciclagem do edifício frontal para museu do futebol Editado pela Romano Guerra Editora e com coordenação editorial de Abilio Guerra e Silvana Romano Santos, o volume traz prefácio de José Miguel Wisnik, apresentação de Silvia Ferreira dos Santos Wolff, ensaio fotográfico de Nelson Kon e projeto gráfico de Darkon Vieira Roque e Clara Laurentiis.

SOBRE O LIVRO
Inaugurado em 1940, o Estádio do Pacaembu é parte do projeto urbanístico desenhado nos anos 1920 pelo urbanista inglês Barry Parker para o bairro do Pacaembu, a cuja topografia acidentada o estádio se ajusta com harmonia. O livro “Museu do Futebol” resgata a história do bairro e do estádio, e apresenta em detalhes o projeto de arquitetura de Mauro Munhoz para o Museu do Futebol, inaugurado em 2008 no edifício frontal.

SOBRE OS AUTORES
Marianne Wenzel é jornalista (ECA-USP, 1999). Especializada em arquitetura, atualmente é editora da revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril. Foi bolsista da fundação alemã Heinz Kühn Stiftung entre 2004 e 2005, período no qual colaborou com o jornal alemão WAZ. Em 2007, foi selecionada para a Summer Academy, programa de palestras da organização alemã InWent sobre ética e liberdade de imprensa para jovens jornalistas de todo o mundo. Em 2008, foi convidada a participar do curso Bauhaus – Vanguarda da Intercultura em Weimar, na Alemanha.

Mauro Munhoz é arquiteto e mestre em arquitetura (FAU-USP, 1982 e 2003). A pesquisa para sua tese, A borda d’água de Paraty: revitalização urbana sustentável a partir de seus espaços públicos de borda d’água, levou à criação da OSCIP Associação Casa Azul. Dessa iniciativa, e da necessidade de incluir a população paratiense nas discussões sobre revitalização urbana, nasceu em 2003 a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), da qual Munhoz é diretor geral e de arquitetura. O arquiteto teve inaugurada em 2008 sua primeira obra pública em São Paulo: o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu.

LANÇAMENTO
O lançamento do livro Museu do Futebol. Arquitetura e requalificação no Estádio do Pacaembu, de Marianne Wenzel e Mauro Munhoz, acontece no dia 25 de março de 2013, segunda-feira, das 19 às 22h, no Museu do Futebol.

livro_MUSEU

Com informações do Ludopédio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s